O melhor pedaço da Maçã.

USB-IF quer conter bagunça do USB-C com novos selos de energia

Se eles serão bem-sucedidos, já é uma outra história…
Shutterstock.com
Cabo USB-C da Apple

Sabemos que, neste momento, o universo de cabos USB-C está uma grande bagunça: em 2019, o USB-IF (USB Implementers Forum, a organização que promove e desenvolve o padrão) juntou as especificações USB 3.0 e 3.1, e a coisa só piorou quando foi anunciado que o protocolo passaria a suportar potências de até 240W. Basicamente, são diversos detalhes técnicos e características para um mesmo conector — um pesadelo para o usuário menos atento ou escolado na área.

Publicidade

Pois hoje, como uma tentativa de melhorar um pouco as coisas, o USB-IF anunciou uma série de novos selos para ajudar o consumidor a entender o que está comprando. Os novos logos poderão ser usados por todas as fabricantes que estiverem dentro dos padrões da organização (ou seja, servirão também para identificar acessórios confiáveis) e mostrarão claramente qual o certificado energético daquele cabo específico.

Os novos selos valem para cabos e adaptadores USB4, USB-C e USB Power Delivery, mostrando claramente se aquele acessório é capaz de transmitir dados a 40Gbps, 60W ou 240W de potência — justamente como definido na especificação USB Power Delivery 3.1.

Confuso? Talvez a tabela abaixo lhe ajude a entender um pouco mais. Ou não.

É salutar não confundir a salada de logos do USB-C com a do Thunderbolt, que é um formato proprietário (e muito mais fácil de entender, já que tem uma especificação única), mas utiliza o mesmo tipo de conector. Os Macs mais recentes contam com suporte às duas tecnologias.

De qualquer forma, se você estiver à procura de um novo cabo ou adaptador USB-C num futuro próximo, é uma boa ideia escolher um que estampe algum dos selos acima na sua caixa — afinal de contas, ainda que a bagunça nas especificações permaneça, ao menos você saberá que está comprando algo certificado pelo USB-IF. 🤷🏻‍♂️

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

BlueStacks X coloca jogos do Android em qualquer navegador

Próx. Post

Órgão antitruste italiano considera termos do iCloud ilegais

Posts Relacionados