O discurso a favor do meio ambiente da Apple pode não estar sendo repassado por todas as suas frentes. Um novo relatório do The Guardian alega que Apple, Amazon, Microsoft e Disney apoiam grupos de lobistas que lutam contra a legislação climática de US$3,5 trilhões proposta pelo presidente americano Joe Biden.
A lei inclui propostas como o aumento dos créditos fiscais para energia renovável, a introdução de tributação sobre o gás metano, além de estimular o uso de veículos elétricos e a promoção do uso de energia mais limpa em concessionárias.
O grupo apartidário Accountable.US também alega que o projeto que visa a diminuição da liberação de gases de efeito estufa é alvo de grupos de lobby corporativos. Além disso, a organização já relatou separadamente como a Apple conseguiu lucrar ainda mais com incentivos fiscais possibilitados pelo presidente Trump e como está lutando para mantê-los.
Em uma declaração, a presidente do Accountable.US, Kyle Herrig, disse:
Grandes corporações adoram nos dizer o quão comprometidas estão em lidar com a crise climática e construir um futuro sustentável. Mas, a portas fechadas, elas estão financiando os próprios grupos comerciais da indústria que estão lutando com unhas e dentes para impedir o maior projeto de mudança climática de todos os tempos.
Nem o The Guardian nem o Accountable.US detalharam que tipo de participação a Apple e as outras empresas possuem dentro desses grupos. Contudo, é preocupante ver que o discurso da Apple a favor do meio ambiente pode não ser lá dos mais verdadeiros.
O jornal ainda afirma que um desses grupos possui a participação de CEOs1Chief executive officers, ou diretores executivos., inclusive o próprio Tim Cook. Ambas as reportagens alegam que essas empresas estão lutando contra a legislação simplesmente por receio no aumento dos impostos. A Apple, como de costume, (ainda) não se pronunciou sobre o assunto.
Apesar do teor da reportagem, a Maçã já se comprometeu a neutralizar sua emissão de carbono até 2030 — e outras empresas possuem projetos parecidos. Mas é aquilo que dizem: falar é uma coisa, fazer é outra…
Notas de rodapé
- 1Chief executive officers, ou diretores executivos.