Há alguns dias, a iFixit publicou o seu teardown do iPhone 13 Pro, revelando uma nova bateria em forma de “L”, um sensor TrueDepth modificado e mais.
Agora, corroborando o vídeo do YouTuber Hugh Jeffreys, o qual indicou as limitações sobre troca de peças entre os novos aparelhos, a firma de reparos explicou quais componentes podem ou não ser substituídos na nova linha.
Telas
Em relação às notícias recentes de que a substituição da tela dos novos iPhones invalidava o uso do Face ID, a iFixit disse que ainda não sabe se isso é uma limitação de hardware ou de software.
Contudo, ela concluiu que a troca da tela entre o modelo Pro e o normal não é possível de ser realizada, uma vez que os conectores são incompatíveis. Já a troca entre os mesmos modelos é possível — mas, como já falamos, inviabiliza o reconhecimento facial.
No entanto, nem tudo está perdido. Uma pessoa próxima à equipe da iFixit afirmou que o suporte da Apple lhe disse que isso será corrigido em uma atualização do iOS. Veremos se isso realmente procede…
Baterias
Como o próprio teardown da iFixit já havia revelado, as baterias do iPhone 13 e do iPhone 13 Pro não são intercambiáveis. O modelo “profissional” possui uma bateria em formato de “L”, enquanto o modelo padrão, uma bateria tradicional.
A troca da bateria entre os mesmos modelos (ou seja, entre dois iPhones 13 Pro ou dois iPhones 13) é possível — porém o sistema alerta que a bateria não é genuína e tanto a Saúde da Bateria quanto o Modo Pouca Energia ficam indisponíveis.
Câmeras
Em relação às câmeras, a troca entre o modelo Pro e o normal não pode ser feita por motivos óbvios. O aparelho chega a ligar, mas o sensor não funciona. Já a troca entre modelos iguais pode ocorrer, contanto que você aceite o aviso de que a peça não é genuína.
A iFixit nota que, como não há câmeras de terceiros (ou de segunda linha) que possam ser instaladas em iPhones (ou seja, todas as lentes são produzidas diretamente para a Apple), o aviso de peça não genuína apenas serve para informar que a Apple não recebeu uma comissão pela troca do componente. 😛
Sensores e câmera frontal
A reposição tanto dos sensores quanto da câmera FaceTime entre o modelo Pro e o normal é fisicamente impossível. Já a troca entre os mesmos modelos pode ser feita, contudo sem o devido funcionamento do Face ID.
Alto-falantes e Taptic Engine
A substituição desses componentes entre diferentes modelos também é fisicamente impossível. A troca dos alto-falantes principais (que ficam na parte inferior do aparelho) e do Taptic Engine pode ser feita sem problemas entre modelos iguais; já a troca do alto-falante frontal ainda precisa ser confirmada.
Bandeja e leitor de cartão SIM
Por fim, a troca da bandeja pode ser feita tanto entre modelos iguais e diferentes; já a troca do leitor de cartão SIM pode ser feita apenas entre iPhones iguais.
No fim das contas, a iFixit ainda ficou de testar a intercambiabilidade da bobina de carregamento sem fio, do conector Lightning, da placa lógica e do scanner LiDAR.
Pelo menos por enquanto, a situação não parece nada boa. Na maior parte dos casos nos quais a reposição das peças pode ser feita, a própria Apple cria maneiras de tentar inviabilizar ou alertar sobre substituição.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-13 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-13-mini]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.