O melhor pedaço da Maçã.
010110010101101 / Shutterstock.com
Cartão SIM e iPhone

EUA querem acabar com golpes de troca de cartão SIM e portabilidade

A Comissão Federal de Comunicações (Federal Communications Commission, ou FCC), órgão regulador da área de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos (equivalente à nossa Anatel), propôs nesta semana regras mais rígidas para conter golpes de troca de SIM e portabilidade — dois dos tipos de fraudes mais comuns para obter a conta de celular e o número de uma pessoa.

Publicidade

A agência detalhou [PDF] que recebeu inúmeras reclamações “de consumidores que sofreram perdas significativas, inconveniência e prejuízos financeiros” devido à troca do cartão SIM e fraude de portabilidade. Segundo o órgão, os vazamentos de dados, cada vez mais comuns, expuseram informações de clientes que poderiam tornar mais fácil para golpistas realizarem esses tipos de ataques com sucesso.

Para quem não sabe, o golpe da troca de cartão SIM é quando alguém sequestra o seu número de telefone para que possa interceptar códigos de autenticação de dois fatores (aqueles que você usa para verificar um login ou acesso à conta) para obter acesso às suas informações. Normalmente, o golpista é capaz de convencer a operadora de celular da vítima a transferir o serviço para um dispositivo diferente, ao qual a vítima não tem acesso.

Já a fraude de portabilidade acontece quando o criminoso se passa pela vítima e abre uma conta com uma operadora de celular diferente, e tem o número de telefone da vítima transferido (ou “portado”) para a nova conta com a operadora diferente.

Publicidade

Na maioria dos casos, se o golpista tiver acesso a um dado de identificação pessoal, ele pode aplicar um (ou ambos) desses golpes antes que a vítima sequer perceba o que aconteceu.

Para evitá-los, portanto, a FCC deseja alterar as informações de rede proprietária do cliente (CPNI) e as regras de portabilidade de número local. Mais precisamente, isso exigirá que os provedores adotem métodos mais seguros na autenticação da identidade de uma pessoa antes de concordar em transferir seu serviço para um novo telefone ou para outra operadora.

Ademais, o órgão também propôs uma regra que poderá fazer com os provedores notifiquem clientes sempre que uma troca de SIM ou uma solicitação de portabilidade for feita em suas contas.

Publicidade

Como parte do processo de regulamentação da FCC, o público agora pode comentar essas propostas. A comissão ainda precisa lê-las e oferecer ao público outra chance de se fazer ouvir antes de decidir se altera as regras mencionadas.

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: “iPhones 14 Pro” com versão de 2TB?! [atualizado]

Próx. Post

Garena lança Free Fire MAX, app independente do jogo com gráficos aprimorados

Posts Relacionados