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Ação coletiva sobre o AppleCare custará US$95 milhões à Apple

Em março passado, informamos que a (antiga) ação coletiva envolvendo a Apple e consumidores insatisfeitos com a garantia estendida do AppleCare Protection Plan e do AppleCare+ seria julgado em agosto; no entanto, cerca de um mês antes, ambos os lados chegaram a um acordo — que custará vários milhões para a Maçã.

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Mais precisamente, a Apple era acusada de substituir produtos cobertos pelo seu programa de garantia por aparelhos recondicionados (refurbished), o que alegadamente representa uma violação da sua política — na qual é definido que, ao fazer o reparo de um produto, a Apple “pode usar peças ou produtos novos ou recondicionados e equivalentes a novos em desempenho e confiabilidade”.

No entanto, a acusação alegou que os dispositivos recondicionados não são “equivalentes aos novos em desempenho e confiabilidade” e, portanto, buscaram indenização monetária da Apple. Dessa forma, para encerrar a ação, a gigante de Cupertino concordou em pagar US$95 milhões aos consumidores que se sentiram lesados.

O processo engloba qualquer cliente residente nos Estados Unidos que adquiriu um AppleCare Protection Plan ou AppleCare+, diretamente ou por meio do iPhone Upgrade Program (a partir de 20 de julho de 2012), e recebeu um dispositivo de substituição recondicionado.

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Se aprovado, o valor será dividido igualmente entre os membros da ação coletiva (após o débito dos honorários advocatícios) com base no número de dispositivos de substituição recondicionados que eles receberam.

A Apple “negou veementemente” que os aparelhos recondicionados tenham qualidade inferior aos “comuns”, mas optou por entrar em acordo com os demandantes tendo em vista o tempo e os custos que seriam associados à continuação do julgamento, segundo as informações. O tribunal deverá analisar a proposta até o dia 20 próximo.

via MacRumors

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