A Apple anunciou hoje iniciativas de programação voltadas a alunos e professores do ensino primário, incluindo um novo guia de atividades — parte do programa Todos Podem Programar (Everyone Can Code).
A grande novidade é, sem dúvida, o Everyone Can Code Early Learners, um guia de atividades de programação dentro do app Swift Playgrounds. Com ele, educadores e famílias poderão apresentar facilmente a programação para alunos desde o jardim de infância até a terceira série.
Usando atividades específicas, incluindo fora da tela, pais e professores poderão orientar os pequenos, discutindo, descobrindo e construindo uma base nos conceitos básicos de programação por meio de outros assuntos como ciência, arte e música.
Além disso, a Maçã está incentivando estudantes e educadores a participarem de uma atividade introdutória, chamada Inclusive App Design. A sessão ajudará professores a orientarem alunos a transformar suas ideias em apps com inclusão e acessibilidade em mente.
O objetivo dessa atividade é ajudar os alunos a identificarem os problemas pelos quais têm paixão. A partir daí, os mestres os instruirão — por meio de um processo de planejamento — em prototipagem e codificação de soluções criativas.
Junto ao novo guia de atividades e à sessão, a Apple também anunciou uma atualização para o aplicativo Projeto Escolar (Schoolwork), que adicionará em breve suporte a uma ferramenta de pesquisa chamada tíquetes de saída (em inglês, exit tickets).
Com eles, professores poderão avaliar seus alunos durante ou depois da aula, analisando a compreensão e o envolvimento com a atividade. Além disso, outra novidade do app Projeto Escolar permitirá que educadores criem contas para seus alunos com “pouco ou nenhum envolvimento de TI”.
Em comunicado, Susan Prescott (vice-presidente de educação e marketing empresarial da Apple) afirmou:
Programação e design de aplicativos são alfabetizações essenciais — essas habilidades ajudam os alunos a pensarem de forma crítica e criativa, independentemente de eles se tornarem desenvolvedores de aplicativos. A Apple agora oferece recursos de programação para alunos do jardim de infância à faculdade e os desafia a criar aplicativos incríveis que sejam inclusivos e acessíveis aos usuários. Nossos recursos e suporte para educadores são projetados para preparar os alunos para serem os inovadores de amanhã, estejam eles apenas começando ou prontos para criar seus primeiros aplicativos.
Por fim, a empresa também está incentivando educadores e alunos a participarem da atividade Inclusive App Design durante a Europe Code Week (que irá de 9 a 24 de outubro) e durante a Computer Science Week, que acontecerá entre 6 e 12 de dezembro.
O novo guia Everyone Can Code Early Learners já está disponível e pode ser baixado em oito idiomas: alemão, espanhol, francês, holandês, inglês, italiano, norueguês e sueco — segundo a Maçã, brevemente as novidades serão disponibilizadas também em outras línguas (vamos torcer que o português esteja entre elas).