O melhor pedaço da Maçã.

Firefox 93 chega com suporte ao formato AVIF habilitado por padrão

Além da versão desktop, o Firefox Focus também ganhou novos recursos
Firefox

A Mozilla anunciou hoje a liberação da versão final do Firefox 93, em testes desde o mês passado, para todos os usuários. O grande destaque dessa atualização é, sem dúvida, o suporte ao formato AVIF (AV1 Image File Format) habilitado por padrão.

Publicidade

O suporte ao formato no navegador foi desenvolvido por mais de quatro anos, quando apareceu pela primeira vez na versão 86 — contudo, nunca esteve ativado de forma padrão em razão de bugs e correções.

Há quem diga que o futuro das imagens na web está no AVIF. Desenvolvido pela Alliance for Open Media (em parceria com Google, Cisco e Xiph.org), o codec foi criado para ser um formato de imagem de código aberto e livre de royalties, além de oferecer uma drástica redução no tamanho das imagens comparado ao JPEG ou ao WebP.

Em seu anúncio, a Mozilla destacou algumas vantagens desse novo formato:

Ele oferece economia significativa de largura de banda para sites em comparação aos formatos de imagem existentes. Ele também suporta transparência e outros recursos avançados.

O Firefox 93 também traz um leitor de PDF atualizado do Firefox (que agora suporta o preenchimento de mais formatos de formulários), melhora a proteção contra downloads inseguros (bloqueando automaticamente aqueles advindos de conexões inseguras) e desativa por padrão os conjuntos de criptografia TLS (Transport Layer Security) que usam 3DES (Triple Data Encryption Standard).

Firefox Focus para iOS conta com novo design e navegação mais rápida

Além da versão desktop, quem também ganhou novidades foi o Firefox Focus, navegador da Mozilla com um design clean, voltado para pesquisas rápidas e com foco total em privacidade.

Publicidade

Em sua nova versão (38.0), o Focus agora conta com um design ainda mais minimalista e livre de distrações, suporte ao Modo Escuro e a possibilidade de fixar até quatro atalhos na tela inicial.

A atualização também conta com novidades na navegação, que, segundo a Mozilla, está ainda mais rápida com o bloqueio de anúncios e melhor proteção contra rastreadores. A equipe da Mozilla anunciou ainda que a versão “normal” do Firefox para iOS receberá um gerenciador de senhas ainda este ano.

Publicidade

A nova versão do Firefox Focus já pode ser baixada pela App Store. Quanto à atualização da versão desktop, ela deverá ser instalada automaticamente na próxima vez que você abrir o navegador — ou você pode “forçá-la” acessando o menu Firefox » Sobre o Firefox.

Caso você ainda não o utilize, você pode baixá-lo nessa página. 😉


Ícone do app Firefox Focus: Privado. Rápido
Firefox Focus: Privado. Rápido de Mozilla
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 125.0 (74.1 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Chip A15 Bionic pode ser melhor do que a Apple anunciou

Próx. Post

Apple lança iniciativa de programação para alunos do primário

Posts Relacionados