O Google anunciou hoje uma série de novidades com o objetivo de “ajudar as pessoas que usam suas plataformas a fazer escolhas mais sustentáveis”. No Maps, precisamente, os novos serviços se concentram na redução das emissões de gases de efeito estufa.
Nesse sentido, usuários nos Estados Unidos (inicialmente) podem agora ver quais rotas de carro são mais eficientes em termos de combustível ao usar o Google Maps. Vale notar que esse recurso havia sido anunciado em março passado, mas foi oficialmente lançado agora.
Além de contribuir para reduzir as emissões de gases poluentes, uma rota mais sustentável também pode aumentar a eficiência do combustível. Sendo assim, quando a rota mais econômica em combustível também é a mais rápida, o Google Maps usará essa opção como padrão.
Por outro lado, se a rota com baixo consumo de combustível for mais lenta, o aplicativo mostrará aos usuários as opções disponíveis. Esses recursos chegarão à Europa em 2022, de acordo com o Google.
Além disso, sempre que a navegação de bicicleta estiver disponível no Google Maps, o aplicativo passará a mostrar a nova “Navegação Lite”. Esse recurso permite que usuários vejam instruções e detalhes sobre sua rota sem ter que deixar a tela ligada.
Por fim, a partir de hoje, o Google Maps exibirá informações sobre o compartilhamento de bicicletas e patinetes/scooters em 300 cidades ao redor do mundo, incluindo Berlim, Nova York, São Paulo e Taipei.
O que acharam das novidades? 😉