O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Homem trabalhando com vários Macs
Foto de olia danilevich no Pexels

Ao contrário do mercado, vendas de Macs cresceram dois dígitos no 3º trimestre

Apenas a Dell viu um crescimento nas vendas de computadores maior que o da Apple

O mercado de computadores ainda está se expandindo, mas o ritmo de crescimento decaiu durante terceiro trimestre deste ano — devido, em grande parte, à escassez de chips que acomete a indústria automobilística e eletrônica, principalmente. As informações são de novas pesquisas da Canalys e da IDC.

Publicidade

De acordo com dados preliminares divulgados pelas firmas, o crescimento nas vendas de Macs foi de 9,9% (IDC) e de 14,4% (Canalys), com uma média de 7,7 milhões de Macs vendidos no período.

Em média, foram comercializados cerca de 85,3 milhões de computadores nos últimos três meses, o que significa que esse foi o sexto trimestre consecutivo de crescimento, mas a primeira vez desde o começo da pandemia que um aumento percentual de um dígito (3,9% pela IDC e 4,9% pela Canalys) foi registrado.

Depois de um ano de compras aceleradas impulsionadas pela mudança para trabalho remoto e aprendizagem online, também houve uma desaceleração competitiva nos gastos com PCs, o que causou certo abrandamento no mercado. Ainda assim, a oferta permanece claramente atrás da demanda em segmentos-chave, com estoques ainda abaixo dos níveis normais.

—Jitesh Ubrani, gerente de pesquisa da IDC

Segundo a Canalys, o déficit no fornecimento de PCs deverá durar até 2022, com a temporada de festas deste ano marcada por uma “porção significativa de pedidos não atendidos”. Segundo a firma, os fornecedores “capazes de gerenciar este período de turbulência operacional diversificando a produção e distribuição estarão equipados para enfrentar a tempestade”.

A interrupção da cadeia de suprimentos global e da rede de logística continua sendo o principal inibidor de um maior crescimento no mercado de PCs. Mais de um ano após o início da pandemia, a fabricação continua a ser prejudicada por bloqueios e outras restrições relacionadas à COVID-19, especialmente na Ásia. Isso foi agravado por uma desaceleração massiva no transporte global, com preços de frete e tempos de atraso disparando conforme uma série de indústrias competem para atender à demanda não atendida.

—Ishan Dutt, analista da canalys

Vale notar que a Apple divulgará os resultados do seu quarto trimestre fiscal de 2021 no dia 28 de outubro, daqui a pouco mais de duas semanas. Você acompanhará todos os detalhes aqui no MacMagazine, é claro.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
FaceTime

Após bloqueio, FaceTime volta a funcionar nos Emirados Árabes Unidos

Próximo Artigo
WhatsApp

WhatsApp trabalha em nova função chamada "Comunidade"

Posts Relacionados