O melhor pedaço da Maçã.
Foto de olia danilevich no Pexels
Homem trabalhando com vários Macs

Ao contrário do mercado, vendas de Macs cresceram dois dígitos no 3º trimestre

Apenas a Dell viu um crescimento nas vendas de computadores maior que o da Apple

O mercado de computadores ainda está se expandindo, mas o ritmo de crescimento decaiu durante terceiro trimestre deste ano — devido, em grande parte, à escassez de chips que acomete a indústria automobilística e eletrônica, principalmente. As informações são de novas pesquisas da Canalys e da IDC.

Publicidade

De acordo com dados preliminares divulgados pelas firmas, o crescimento nas vendas de Macs foi de 9,9% (IDC) e de 14,4% (Canalys), com uma média de 7,7 milhões de Macs vendidos no período.

Em média, foram comercializados cerca de 85,3 milhões de computadores nos últimos três meses, o que significa que esse foi o sexto trimestre consecutivo de crescimento, mas a primeira vez desde o começo da pandemia que um aumento percentual de um dígito (3,9% pela IDC e 4,9% pela Canalys) foi registrado.

Depois de um ano de compras aceleradas impulsionadas pela mudança para trabalho remoto e aprendizagem online, também houve uma desaceleração competitiva nos gastos com PCs, o que causou certo abrandamento no mercado. Ainda assim, a oferta permanece claramente atrás da demanda em segmentos-chave, com estoques ainda abaixo dos níveis normais.

—Jitesh Ubrani, gerente de pesquisa da IDC

Segundo a Canalys, o déficit no fornecimento de PCs deverá durar até 2022, com a temporada de festas deste ano marcada por uma “porção significativa de pedidos não atendidos”. Segundo a firma, os fornecedores “capazes de gerenciar este período de turbulência operacional diversificando a produção e distribuição estarão equipados para enfrentar a tempestade”.

A interrupção da cadeia de suprimentos global e da rede de logística continua sendo o principal inibidor de um maior crescimento no mercado de PCs. Mais de um ano após o início da pandemia, a fabricação continua a ser prejudicada por bloqueios e outras restrições relacionadas à COVID-19, especialmente na Ásia. Isso foi agravado por uma desaceleração massiva no transporte global, com preços de frete e tempos de atraso disparando conforme uma série de indústrias competem para atender à demanda não atendida.

—Ishan Dutt, analista da canalys

Vale notar que a Apple divulgará os resultados do seu quarto trimestre fiscal de 2021 no dia 28 de outubro, daqui a pouco mais de duas semanas. Você acompanhará todos os detalhes aqui no MacMagazine, é claro.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Após bloqueio, FaceTime volta a funcionar nos Emirados Árabes Unidos

Próx. Post

WhatsApp trabalha em nova função chamada “Comunidade”

Posts Relacionados