O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Conceito: como a Apple poderia melhorar ainda mais o CarPlay

Uma nova tela de início, Biblioteca de Apps, melhor integração com a Siri e mais
Conceito do CarPlay - Parker Ortolani (9to5Mac)

Desde que foi apresentado, em março de 2014, o CarPlay sempre foi encarado como uma prévia (bem modesta, por sinal) do que a Apple pensa para o futuro dos automóveis — afinal de contas, vocês devem saber que a empresa tem trabalhado incessantemente no “Projeto Titan”, que ainda não tem data para ver a luz do dia.

Publicidade

Enquanto seu próprio carro não fica pronto, portanto, a Maçã parece trabalhar também para integrar seu sistema automotivo a veículos de outras fabricantes. Tal como a Bloomberg relatou na semana passada, ao que parece, a empresa planeja tornar o CarPlay ainda mais poderoso, controlando ar-condicionado, assentos, rádio e mais.

Pensando nisso, o já conhecido designer Parker Ortolani (do 9to5Mac) tratou de expor a sua visão de como o atual sistema automotivo da Apple poderia ter uma integração mais poderosa com carros de outras marcas — seria, basicamente, um redesign completo.

Nova tela de início

Desde o iOS 14, a tela de início do CarPlay conta com um Dashboard (mostrando a localização atual, controles de mídia e mais). E se ela fosse mais dinâmica e mais poderosa?

Ortolani sugere a adição de um quarto “widget”. Os dois primeiros poderiam ser menores e oferecer controles para as funções do carro — no exemplo, vemos a temperatura interna, bateria do carro e quilometragem restante, como se fossem anéis de metas do Apple Watch.

Abaixo, seria possível visualizar sua localização atual no novo Apple Mapas e as condições meteorológicas do local onde você está. Além disso, o sistema poderia mostrar informações importantes, como estações de carregamento próximas, proximidade de um local frequente e mais.

A nova tela inicial, portanto, seria inteligente e dinâmica, alternando e movendo widgets automaticamente com base no que o motorista está fazendo. Por exemplo, se um podcast ou música estiver sendo reproduzido, um widget do reprodutor de mídia apareceria e deslocaria o local atual para a direita.

Biblioteca de Apps

No canto inferior esquerdo, como é possível ver, há um ícone para a Biblioteca de Apps em vez de um botão de Início. Bastaria tocar nela para deixar a grande “gaveta” de aplicativos à vista.

Ortolani também sugeriu botões para editar a disposição dos apps, bem como a possibilidade de classificá-los, tornando o layout similar ao do iPadOS 15, organizando os aplicativos por categoria. No canto inferior esquerdo, o botão do recurso mudaria para o ícone do painel. Bastaria tocar nele para trazer a tela inicial de volta.

Maior integração com a Siri

O conceito vai além dos botões e widgets e também propõe uma nova forma de integrar à Siri, por exemplo. E se ela pudesse fazer coisas simples, como ajustar o assento, alterar a temperatura, acender os faróis e mais?

Seria possível dizer: “Mover o banco do motorista um pouco para trás”, ou até: “Me aproxime do volante” para realizar a mesma ação. Isso pode ser útil, por exemplo, em carros com controles difíceis de alcançar ou colocados de maneira estranha nos assentos — assim, os motoristas não precisariam mexer neles.

Integração com o app Casa

Além de controles mais poderosos para carros, o CarPlay também poderia se beneficiar de controles integrados ao HomeKit. Ortolani sugere um novo app Casa no sistema automotivo para dar aos motoristas acesso fácil para abrir e fechar a garagem, por exemplo.

Um motorista pode estar a caminho de casa e ativar uma cena diretamente do seu carro. Ao chegar, todas as luzes estarão acesas e o lugar estará do jeito que ele programou.

Adeus, papéis de parede

O designer afirma, em seu post, sempre ter achado os papéis de parede no CarPlay desnecessários e um pouco perturbadores. Em sua criação, ele sugere a remoção dos wallpapers em detrimento de temas: um modo claro, um modo escuro e um novo modo bege, este perfeito para carros com interiores em marrom claro.

Modo claro vs. modo bege

Além dessas alterações, Ortolani sugere uma leve mudança na fonte, deixando-a mais arredondada, bem como no controle de volume, informações sobre a bateria restante do carro e mais. Você pode ler o artigo completo do designer nessa página.

Gostaram do conceito? O que vocês aproveitariam e o que mudariam? Comentem! 😛

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iOS 15

iOS 15.0.2 está agora disponível e corrige bug que apagava fotos; iPadOS 15.0.2 e watchOS 8.0.1 também são liberados

Próximo Artigo
iPhone X com USB-C

iPhone ganha USB-C graças a inovador estudante de robótica

Posts Relacionados