O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Aplicativos do Google num iPhone
Primakov / Shutterstock.com

Google adaptará mais seus apps para a interface do iOS

Há algum tempo, o Google unificou sua linguagem de design, padronizando não só a interface mas também a experiência dos usuários em seus aplicativos — tanto no Android quanto no iOS.

Publicidade

De acordo com o chefe de engenharia da equipe de design do Google em plataformas da Apple, Jeff Verkoeyen, isso se deve ao fato de o Google ter investido na criação e na manutenção de componentes de UI1 compartilhados para “preencher lacunas na linguagem de design do UIKit“.

Como explicado por Verkoeyen em uma thread no Twitter, com a introdução do framework SwiftUI e os avanços no UIKit a partir do iOS 14, o Google “não sente mais a necessidade de desenvolver suas próprias soluções para muitos dos elementos da UI, controles e interações do usuário” que costumavam ser personalizados.

Isso significa que os aplicativos do Google parecerão muito mais naturais e integrados ao sistema em iPhones e iPads.

Publicidade

Nesse sentido, o Google passará a aplicar “toques leves de marca” para manter a sua aparência no iOS. Segundo o chefe de engenharia, alguns componentes personalizados ainda são necessários, os quais ganharão “mais atenção e foco”.

Como parte dessa mudança, há alguns meses o Google colocou seu sistema Material (com componentes e ferramentas que oferecem suporte às melhores práticas de design de interface do usuário) em “modo de manutenção”. Com isso, a orientação oficial do Google agora é “seguir as diretrizes de interface humana da Apple e considerar o uso de componentes UIKit modernos ou SwiftUI”.

Resta saber o quanto (ou mesmo se) os aplicativos do Google para iOS/iPadOS serão diferentes das versões para Android.

via Six Colors

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Enviando áudio pelo WhatsApp

WhatsApp permitirá pausar e retomar gravações de áudio

Próximo Artigo
Ícone do Instagram

Instagram incentivará adolescentes a "fazer uma pausa"

Posts Relacionados