Há algum tempo, o Google unificou sua linguagem de design, padronizando não só a interface mas também a experiência dos usuários em seus aplicativos — tanto no Android quanto no iOS.
De acordo com o chefe de engenharia da equipe de design do Google em plataformas da Apple, Jeff Verkoeyen, isso se deve ao fato de o Google ter investido na criação e na manutenção de componentes de UI1User interface, ou interface do usuário. compartilhados para “preencher lacunas na linguagem de design do UIKit“.
Como explicado por Verkoeyen em uma thread no Twitter, com a introdução do framework SwiftUI e os avanços no UIKit a partir do iOS 14, o Google “não sente mais a necessidade de desenvolver suas próprias soluções para muitos dos elementos da UI, controles e interações do usuário” que costumavam ser personalizados.
Isso significa que os aplicativos do Google parecerão muito mais naturais e integrados ao sistema em iPhones e iPads.
Nesse sentido, o Google passará a aplicar “toques leves de marca” para manter a sua aparência no iOS. Segundo o chefe de engenharia, alguns componentes personalizados ainda são necessários, os quais ganharão “mais atenção e foco”.
Como parte dessa mudança, há alguns meses o Google colocou seu sistema Material (com componentes e ferramentas que oferecem suporte às melhores práticas de design de interface do usuário) em “modo de manutenção”. Com isso, a orientação oficial do Google agora é “seguir as diretrizes de interface humana da Apple e considerar o uso de componentes UIKit modernos ou SwiftUI”.
Resta saber o quanto (ou mesmo se) os aplicativos do Google para iOS/iPadOS serão diferentes das versões para Android.
via Six Colors
Notas de rodapé
- 1User interface, ou interface do usuário.