O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

iPhone ganha USB-C graças a inovador estudante de robótica

iPhone X com USB-C

O criativo Ken Pillonel compartilhou com todos anteontem a conclusão da sua saga de substituir a entrada Lightning por uma USB-C em um iPhone X. Na descrição do seu vídeo no YouTube, ele afirma que a porta funciona e não apenas recarrega o dispositivo, como também realiza transferências de dados.

Publicidade

Pillonel diz ter feito engenharia reversa do conector C94 da Apple, a fim de fazer um PCB com uma porta USB-C fêmea. Depois que todos os esquemas foram configurados, o desafio, então, foi reduzir todos os componentes e instalá-los no iPhone X em questão.

Todo esse processo, claro, não aconteceu do dia para a noite. Na verdade, Pillonel passou alguns meses focado nessa grande missão. Em maio passado, o suíço mostrou pela primeira vez sua ideia e os desafios de substituir a porta Lightning.

No final de setembro, ao atualizar o caso, informou que havia projetado e encomendado um PCB flexível — componente-chave para permitir que a troca de portas ocorresse. Pillonel também diz que um novo vídeo está em produção, explicando como a placa foi feita e comprimida no próprio iPhone.

Publicidade

Embora esse projeto dê esperanças para aqueles que há muito desejam que a Apple deixe o Lightning para trás, não é uma tarefa que os usuários comuns poderão realizar sozinhos. Pillonel tem formação em Eletrônica e faz mestrado em Robótica no Instituto Federal Suíço de Tecnologia (Swiss Federal Institute of Technology, EPFL).

Ainda que a Maçã tenha implementado lentamente portas USB-C em seus dispositivos, é bastante improvável que o iPhone receba tal entrada. Nós, inclusive, já mencionamos algumas vezes por aqui que a empresa poderá eliminar a porta dentro de dois ou três anos em detrimento do MagSafe.

Para confirmar isso, contudo, teremos que aguardar…

via Pocket-lint

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Conceito do CarPlay - Parker Ortolani (9to5Mac)

Conceito: como a Apple poderia melhorar ainda mais o CarPlay

Próximo Artigo
Google Home

App Google Home ganhará controle remoto para TVs com Android

Posts Relacionados