O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Cabo de Lightning para USB-C trançado

UE rebate oposição da Apple na adoção do USB-C em iPhones

Segundo a Apple, a adoção do USB-C poderia “sufocar a inovação tecnológica”

Como já estamos carecas de saber, a Apple, infelizmente, não quer largar mão do conector Lightning. Contudo, no mês passado, a União Europeia indicou que estava trabalhando para propor uma legislação que obrigaria fabricantes a adotarem o USB-C como padrão de carregamento de smartphones.

Publicidade

Agora, a UE publicou um comunicado falando um pouco mais sobre a proposta e, de quebra, alfinetou a Apple. Anna Cavazzini, presidente da Comissão de Proteção ao Consumidor do Parlamento da UE, declarou:

A Comissão Europeia tentou trazer as empresas a bordo por meio de acordos voluntários, que funcionaram parcialmente. No entanto, nem todas as empresas concordaram, e é por isso que a Comissão finalmente propôs a legislação para um padrão comum de carregadores.

Como bem sabemos, a Apple já se opôs diversas vezes a essa ideia, afirmando que forçar empresas a migrar para o USB-C “sufocaria a inovação tecnológica” — algo que, diga-se de passagem, me deixa um pouco pensativo, dado que o Lightning não mudou em nada nos últimos nove anos, desde a sua introdução no iPhone 5. 🧐

Porém, de acordo com a UE, isso não ocorreria de forma alguma, já que, caso alguma alternativa melhor surja no meio do caminho, nada impedirá que empresas adotem o novo padrão — mesmo dentro da nova legislação.

Publicidade

A UE ainda aproveitou para falar sobre a redução do lixo eletrônico. Segundo ela, no futuro, a venda de smartphones com cabos inclusos na caixa não será mais tão comum — assim como ocorreu no último ano com a remoção dos adaptadores de tomada.

Em uma outra ocasião, Cavazzini disse esperar que a legislação possa ser colocada em prática até o fim de 2022, com dois anos a mais para que países e empresas se adaptem.

Claro, isso tudo ainda está sendo apenas conjecturado e, até que venha (possivelmente) a acontecer, muitos desdobramentos ainda deverão surgir — inclusive, por exemplo, a Apple resolver retirar completamente a porta física dos iPhones.

via SlashGear

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Filme - Druk: Mais Uma Rodada

Filmes da semana: compre "Druk: Mais Uma Rodada", com Mads Mikkelsen, além de vários outros títulos por R$9,90!

Próximo Artigo
Netgear Orbi Quad Band 6E

NETGEAR lança roteador mesh com suporte a 4 redes Wi-Fi 6E

Posts Relacionados