O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple lança novos chips para Macs: M1 Pro e M1 Max

Chips M1 Pro e M1 Max

Como especulado nos últimos dias, a Apple anunciou a nova geração do Apple Silicon — ou melhor, as novas gerações: os chips M1 Pro e M1 Max.

Publicidade

Ambos os chips contam com Secure Enclave, Neural Engine, suporte ProRes (permitindo a reprodução de vários streams de vídeo ProRes 4K e 8K de alta qualidade usando muito pouca energia) e para Thunderbolt 4. Tal como o A14, o A15 e o M1, eles são produzidos a partir de um processo de 5 nanômetros.

O [chip] M1 transformou nossos sistemas mais populares com desempenho incrível, tecnologias personalizadas e eficiência de energia líder do setor. Ninguém jamais aplicou um design de sistema em um chip a um sistema profissional até hoje com o M1 Pro e o M1 Max. Com ganhos massivos no desempenho de CPU e GPU, até seis vezes a largura de banda da memória, um novo mecanismo de mídia com aceleradores ProRes e outras tecnologias avançadas, o M1 Pro e o M1 Max levam o silício da Apple ainda mais longe e são diferentes de qualquer outra coisa em um notebook profissional.

—Johny Srouji, vice-presidente sênior de tecnologias de hardware da Apple

Vamos, portanto, às especificações deles!

Chip M1 Pro

Entre as principais novidades do novo SoC1, a Apple dobrou a largura da interface de memória com até 32GB de memória/RAM unificada.

O novo processador possui 33,7 bilhões de transistores — capazes de realizar 11 trilhões de operações por segundo. Vale notar que ele oferece suporte para até dois displays externos.

Uma nova CPU de dez núcleos, incluindo oito núcleos de alto desempenho e dois núcleos de alta eficiência, é até 70% mais rápida do que M1, resultando em um desempenho profissional de CPU inacreditável. Comparado com o mais recente chip de laptop de PC de 8 núcleos, M1 Pro oferece até 1,7x mais desempenho de CPU com o mesmo nível de energia e atinge o desempenho máximo do chip de PC usando até 70% menos energia. Mesmo as tarefas mais exigentes, como alta-resolução de edição de fotos, são manipuladas com facilidade pelo M1 Pro.

Com relação ao poder gráfico, o M1 Pro tem uma GPU2 de 16 núcleos — até 2x mais rápido do que M1 e com largura de banda de 200GB/s. Comparado a uma GPU de PCs, o M1 Pro oferece mais desempenho enquanto também usa até 70% menos energia.

Chip M1 Max

Já o chip M1 Max dobra as especificações do chip M1 Pro — com interface de memória dupla de 64GB de memória unificada com 57 bilhões de transistores. Ademais, o processador possui a mesma CPU do M1 Pro de 10 núcleos — mas a GPU tem 32 núcleos. A largura de banda, aqui, é de 400GB/s.

De acordo com a Apple, a GPU oferece “desempenho comparável a uma placa gráfica de ponta em um laptop PC profissional compacto”, consumindo até 40% menos energia e desempenho semelhante ao da GPU de última geração nos maiores laptops, usando até 100W menos potência. O chip suporta, ainda, quatro displays externos.

A Maçã destacou, ainda, que ao projetar o macOS Monterey 12 para os novos Apple Silicon, o Mac desperta instantaneamente do repouso e recursos avançados de gerenciamento de energia alocam tarefas de maneira inteligente entre os núcleos de desempenho e eficiência “para velocidade incrível e aumento da vida útil da bateria”.

A Apple definitivamente não está para brincadeira com esses novos chips que equipam os novos MacBooks Pro — sim, novos!

Confira tudo no próximo artigo. 😉


Apoio: iCaiu

Esses novos lançamentos da Apple chegam ao Brasil por um preço bem salgado e, para muitos, as novas funcionalidades são muito acima da necessidade de uso. Por isso, indicamos sempre que cuidem bem dos seus MacBooks atuais, façam manutenção preventiva e realizem reparos quando necessário.

Logo da iCaiu

A iCaiu tem excelência em atendimento, um preço justo e é a única assistência técnica especializada em Apple indicada ao Prêmio Reclame Aqui 2021. Nossa parceira de longa data tem hoje 24 lojas, presente no Grande Rio e em São Paulo, além de Brasília e Campinas.

Na verdade, hoje eles são mais do que uma assistência técnica: são uma solução completa! Na iCaiu, você pode consertar, comprar, vender e proteger todos os seus produtos Apple.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
AirPods de terceira geração

Apple anuncia novos AirPods com design renovado, MagSafe e Áudio Espacial

Próximo Artigo
MacBooks Pro 2021

Novos MacBooks Pro de 14" e 16" têm HDMI, MagSafe, M1 Pro/Max e… notch!

Posts Relacionados