O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Antena 5G
Shutterstock.com

Quais cidades e operadoras têm a internet mais veloz do Brasil?

A mais recente pesquisa da Ookla revelou algumas mudanças no cenário de redes móveis do Brasil e, de praxe, avaliou também quais foram as cidades e operadoras com as melhores velocidades móveis nos últimos meses.

Publicidade

Será que a sua cidade entrou na lista?

Cidades

Ookla velocidades de internet móvel no Brasil

Nos primeiro lugar dos testes temos Brasília, que, com 31,44Mbps, superou tanto Rio de Janeiro quanto São Paulo em velocidade média de download a partir de dados móveis. Logo após a capital brasileira, temos Curitiba (com 29,35Mbps), Rio de Janeiro (25,14Mbps) e São Paulo (25,08Mbps).

Operadoras

Ookla velocidades de internet móvel no Brasil

A Claro foi a operadora com conexões mais rápidas no terceiro trimestre do ano, alcançando 44,76Mbps em velocidades médias de download, seguida pela Vivo (com 32,19Mbps), pela TIM (com 28,21Mbps) e, então, pela Oi (com 21,88Mbps).

Em termos de latência, a TIM liderou o placar com 26ms, seguida por Claro, Vivo e Oi, cada uma com 2ms adicionais em relação à anterior. Além disso, o modem Qualcomm Snapdragon X55 5G alcançou as maiores velocidades médias de download, com 51,81Mbps.

Consistência

A Ookla também mediu as operadoras em termos de consistência, apurando quanto tempo cada uma mantém taxas de transmissão acima de 5Mbps para download e de 1Mbps para upload. A Claro ficou no topo, com 88,2% de consistência, seguida pela TIM (85,6%), pela Vivo (84,6%) e pela Oi (75,9%).

Velocidades 5G

Ookla velocidades de internet móvel no Brasil

Em termos de velocidade média das redes 5G (digo, 5G DSS), Claro e Vivo, apesar de registrarem velocidades diferentes — 65,92Mbps da primeira contra 64,61Mbps da segunda —, ficaram empatadas nesse quesito, por conta do intervalo de confiança. A TIM veio logo depois, com 58,14Mbps.

Smartphones

Em relação aos smartphones, a Apple ocupa os três primeiros postos em termos de velocidade 5G no Brasil, com os iPhones 12, 12 Pro e 12 Pro Max registrando uma média entre 53,28Mbps e 50,96Mbps. O Samsung Galaxy Note20 Ultra 5G, em quarto lugar, alcança apenas 37,73Mbps.

Junto aos resultados acima, a Apple ficou em primeiro lugar em termos de velocidades móveis em seus smartphones, com 29,98Mbps no geral. Em seguida, temos a Samsung (21,54Mbps), a LG (19,93Mbps), a Xiaomi (19,33Mbps) e a Motorola (18,50Mbps).

Publicidade

Enquanto o Brasil ainda dá seus primeiros passos para a adoção do 5G em maiores escalas, a pesquisa revela alguns pontos importantes desse cenário.

Ela pode ser acessada aqui, na íntegra.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Google Pixel 6

Google lança Pixel 6 e Pixel 6 Pro com preços abaixo da concorrência

Próximo Artigo
Elenco de "Extrapolations"

Apple TV+: Meryl Streep, Kit Harington e mais estrelarão "Extrapolations"

Posts Relacionados