O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Logo/marca do Sony PlayStation 5 (PS5)
Natanael Ginting / Shutterstock.com

Seria o M1 Max mais poderoso que o PlayStation 5?

Ontem, a Apple nos mostrou do que o Apple Silicon é realmente capaz quando colocado em máquinas propriamente feitas para profissionais, com a apresentação dos chips M1 Pro e M1 Max.

Publicidade

Pois é, com todos os gráficos apresentados ontem e até supostos benchmarks vazados por aí, muitos ficaram curiosos para comparar os novos processadores da Apple às ofertas mais parrudas do mercado — e neste caso, até com o PlayStation 5.

O NotebookCheck.net fez algumas estimativas de como o poder gráfico dos novos chips se compara a outras placas de vídeo no mercado e ficou impressionado com o processamento do M1 Max — o qual, mesmo sob performance máxima, consome até 100W a menos do que um laptop de alto padrão com GPU1 dedicada.

Os números encontrados pelo veículo estimam quantos teraflops os novos chips podem (supostamente) atingir:

Publicidade
  • M1 com 8 núcleos = 2,6TF
  • M1 Pro com 14 núcleos = 4,5TF
  • M1 Pro com 16 núcleos = 5,2TF
  • M1 Max com 24 núcleos = 7,8TF
  • M1 Max com 32 núcleos = 10,4TF

Os números impressionam — principalmente a versão com GPU de 32 núcleos do M1 Max, a qual se compararia em pé de igualdade com uma NVIDIA RTX 2080 (capaz de chegar a 10,07TF) e com o PlayStation 5 (capaz de atingir 10,28TF). Além disso, o M1 Max ainda oferece velocidades de leitura de até 7,4Gbps, contra os 5,5Gbps do PS5.

Os números, contudo, não chegam a superar os do Xbox Series X, o qual pode atingir 12TF, ou seja, o console da Microsoft é capaz de processar 12 trilhões de operações de ponto flutuante por segundo.

Essas estimativas, no entanto, só dizem respeito ao lado técnico da coisa. Sabemos muito bem que Macs, até o dia de hoje, não são otimizados para jogos da maneira que os consoles de última geração.

Publicidade

No mais, eles valem a pena para efeito de comparação. Como dissemos anteriormente, estes números são apenas estimativas, mas de qualquer forma, já nos dão uma noção legal de como os novos processadores da Maçã se comparam ao resto do mercado.


MacBook Pro de 14 polegadas (miniatura)
MacBooks Pro de 14″ e 16″ de Apple Preço à vista: a partir de R$24.299,10
Preço parcelado: em até 12x de R$2.249,92
Características: M1 Pro ou M1 Max
Cores: cinza espacial ou prateado
Lançamento: 2021

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão de vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
2ª temporada de "Snoopy in Space"

2ª temporada de "Snoopy No Espaço" estreará no Apple TV+ em 12/11

Próximo Artigo
Privacidade na Play Store

Dados de privacidade no Google Play chegarão em fevereiro

Posts Relacionados