O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Joseph Sohm / Shutterstock.com
Donald Trump

Banido do Twitter e do Facebook, Trump lança sua rede social própria

A plataforma, chamada TRUTH Social, entrará em fase de testes no próximo mês — mas já enfrenta problemas

Quem acompanhou a política internacional e/ou o universo tecnológico nos últimos meses certamente ficou sabendo da saga de Donald Trump no Twitter e no Facebook. O ex-presidente dos Estados Unidos quebrou regras das plataformas repetidas vezes, compartilhando notícias falsas e acusando as eleições de 2020, na qual saiu derrotado, de fraude sem apresentar provas.

Publicidade

Enquanto ocupava a Casa Branca, as redes mantiveram seus perfis por uma questão de interesse público, marcando publicações com informações falsas como incorretas ou imprecisas. Após o seu mandato, entretanto, Trump foi banido das duas plataformas por incitação à violência no caso da Invasão ao Capitólio.

Em resposta, o ex-presidente prometeu lançar sua própria rede social — e agora, aqui está ela.

O ex-presidente Trump anunciou hoje a Trump Media & Technology Group. “Eu criei a TRUTH Social e o TMTG para enfrentar a tirania da Big Tech… estou muito animado em postar minhas primeiras verdades na TRUTH Social em breve”.

Batizada de TRUTH Social, a rede será lançada em versão de testes já no próximo mês, com um lançamento definitivo no primeiro trimestre de 2022. A missão da plataforma, segundo um comunicado à imprensa, é “criar uma rivalidade ao consórcio da mídia liberal e lutar contra as companhias da Big Tech no Vale do Silício, que usam seus poderes unilaterais para silenciar vozes da oposição nos Estados Unidos”.

Ainda não há muitos detalhes sobre a rede ou como ela funcionará. Até o momento, as únicas informações disponíveis estão na sua página de pré-cadastro na App Store: pelas screenshots disponibilizadas, teremos uma área dedicada a assuntos do momento (vale notar que as publicações retratadas na imagem, como o TechCrunch, negaram ter contas na rede) e um feed com as atualizações dos seus amigos. Não sabemos como se dará a moderação na plataforma — uma questão que já colocou o Parler, outra rede associada à extrema-direita, em maus lençóis (já resolvidos, aparentemente).

Consegui criar uma conta usando o nome de usuário @donaldtrump na TRUTH Social, nova rede social do ex-presidente Donald Trump. Ainda que o site não esteja oficialmente aberto, uma URL foi descoberta permitindo que usuários se inscrevam de qualquer forma.

Não demorou muito mas esse layout é IDÊNTICO ao do Mastodon 3.0, só em outras cores. A TRUTH Social não é nada mais que um fork do Mastodon.

O fato é que, desde já, a TRUTH Social está enfrentando problemas. De acordo com o Manual do Usuário, a rede é baseada no Mastodon, um sistema para redes sociais de código aberto — mas, por não trazer qualquer menção ou crédito ao projeto, viola a sua licença de uso. Caso a TRUTH Social de fato venha a existir, a comunidade do Mastodon poderá se movimentar para banir o seu funcionamento.

Vejamos, portanto, onde dará essa história toda.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Conceito de um futuro MacBook Air

Novo MacBook (Air?) com visual do Pro e bordas brancas chegará em 2022, diz leaker

Próximo Artigo
Android com o ícone da Google Play Store

Google reduz para 15% taxas de assinaturas na Play Store

Posts Relacionados