Carteira de motorista (CNH), de trabalho, CPF, título de eleitor… atualmente já podemos “digitalizar” muitos documentos importantes do nosso dia a dia e colocá-los dentro dos nossos iPhones. Falta o nosso RG (a famosa identidade), não é mesmo? Bem, faltava.
Nesta semana, o Detran-RJ lançou o app Identidade Digital RJ para iOS e Android. Com ele, cidadãos do Estado do Rio de Janeiro podem ter o documento de identidade também no telefone celular, com validade em todo o território nacional — oferecendo mais praticidade a quem precisa usar o documento todos os dias e quer, de uma vez por todas, deixar a carteira em casa.
Vale notar que o uso da identidade virtual não é obrigatório. Quem não quiser tirar a carteira digital poderá continuar a usar o documento físico, em papel, sem problemas.
Segundo o governo, a Identidade Digital RJ estará disponível, de início, para quem tem o documento emitido a partir de 5 de abril de 2019. Após essa data, todas os RGs passaram a ser entregues com um código QR na parte interna, e é com esse código que usuários poderão baixar a versão digital. Se você não tem uma identidade com código QR, não tem jeito — para ter o documento virtual, você terá que fazer uma segunda via do físico para ter o código QR e, aí sim, conseguir gerar o RG digital.
É bom notar que a cada 12 meses será necessário refazer o processo para gerar uma nova identidade digital. Além disso, por enquanto, para atender à Lei Geral de Proteção de Dados, o aplicativo está disponível apenas para maiores de 18 anos — no futuro, pais poderão autorizar a emissão dos documentos digitais de seus filhos.
Nossa meta é deixar o Detran-RJ cada vez mais digital. Com o novo aplicativo, o cidadão tem o documento com mais facilidade, na palma da sua mão. Posteriormente, vamos disponibilizar outros serviços no app, como marcação de serviços de identidade e localização das unidades de atendimento mais próximas.
—Adolfo Konder, presidente do Detran-RJ
Sem dúvida, uma boa notícia para cariocas. O único problema, a meu ver, é essa proliferação de apps, cada um armazenando seu próprio documento. Seria muito mais interessante se todos eles pudessem gerar versões digitais compatíveis com o app Carteira (Wallet) do iOS, concentrando o armazenamento de todos eles em um só local.
Um sonho distante, mas quem sabe um dia…
via G1