O melhor pedaço da Maçã.
AssistiveTouch do Apple Watch

Como usar o AssistiveTouch no Apple Watch

Já mostramos por aqui diversos recursos especiais de acessibilidade desenvolvidos pela Apple para facilitar o uso de seus produtos por pessoas com algum tipo de dificuldade motora, problemas de visão ou de audição, por exemplo.

Publicidade

No watchOS 8, a Apple levou o AssistiveTouch ao Apple Watch. Essa função permite que usuários possam navegar pelo sistema operacional sem precisar tocar na tela.

Confira, em detalhes, como ativar e usar esse recurso superbacana!

Compatibilidade

Conforme noticiamos recentemente, o AssistiveTouch está restrito aos Apple Watches SE, Series 6 e Series 7.

Como ativar o AssistiveTouch

Você pode ativar o AssistiveTouch tanto pelo iPhone quanto no próprio Apple Watch.

No iPhone

Abra o app Watch, vá em Acessibilidade » AssistiveTouch e ative-o. Logo abaixo, em “Gestos de Mão”, ainda é possível personalizar cada um deles como preferir.

No Apple Watch

Pelo relógio, vá em Ajustes» Acessibilidade» AssistiveTouch e ative-o.Toque em “Gestos de Mão” e igualmente ative-os.

Caso queira saber como usar cada gesto, basta tocar em “Saiba mais” abaixo do controle de “Gestos de Mão” e selecione cada um deles para treinar. Para personalizar os gestos, vá em “Gestos de Mão”, toque em um deles e personalize-o.

Publicidade

Tanto no iPhone quanto no Apple Watch, você também pode personalizar outras ações desse recurso. Entre elas, temos cursor de movimento, estilo de escaneamento e menu de ação, por exemplo.

Como usar o AssistiveTouch

Com o AssistiveTouch e os gestos de mão devidamente ativados, você já pode usar o recurso no relógio. Os gestos e seus respectivos comandos são esses:

  • Juntar dois dedos: avançar
  • Juntar dois dedos por duas vezes: voltar
  • Apertar a mão: tocar
  • Apertar a mão duas vezes: visualizar o Menu de Ação
YouTube video

Como usar o Cursor de Movimento

Com o Cursor de Movimento, é possível controlar o relógio inclinando-o para os lados ou para cima/baixo. Isso pode ser útil quando você quer navegar por outras partes de interfaces de um app.

Publicidade

Ele pode ser personalizado em “Cursor de Movimento”, na seção do AssistiveTouch — onde você pode também ajustar a sensibilidade, o tempo de ativação, a tolerância de movimento e as bordas de acesso rápido, por exemplo.

Para usá-lo, vamos pegar o exemplo do app Atividade. Primeiro, certifique-se de que o relógio esteja com o mostrador sendo exibido e com a visualização dos apps em lista.

Feito isso, aperte duas vezes para abrir o AssistiveTouch, junte dois dedos para selecionar a ação “Pressionar a Digital Crown” e aperte para tocá-la.

Caso não esteja selecionada, junte dois dedos ou dois dedos duas vezes para avançar ou voltar para o app e aperte para abri-lo. Aperte duas vezes para exibir o Menu de Ação; siga juntando os dois dedos até selecionar a ação “Interação” e aperte para tocá-la.

Aperte para selecionar o “Cursor de Movimento” e incline o Apple Watch para posicionar o cursor na parte inferior da tela, para rolar para cima. Para deslizar até a seção “Compartilhamento” do app, posicione o cursor na borda direita. Para tocar em um botão, mantenha o cursor sobre o botão por um curto período de tempo.

Se quiser retornar ao mostrador do relógio, aperte duas vezes para abrir o Menu de Ação, junte dois dedos para selecionar a ação “Pressionar a Digital Crown” e a aperte para tocá-la.


Interessante demais, não?! ⌚️

Apple Watch Series 7
Comprar Apple Watch SE de Apple Preço à vista: a partir de R$3.059,10
Preço parcelado: a partir de R$3.399,00 em até 12x
Cores: meia-noite, estelar ou prateado
Tamanhos: 40mm ou 44mm
Conectividade: GPS ou GPS + Celular

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: My Books Read, Cessabit, Christmas Live Wallpaper e mais!

Próx. Post

Como receber um sinal ao desbloquear ou usar o Apple Pay com Face ID

Posts Relacionados