O melhor pedaço da Maçã.

Apple deverá vender apenas 100 mil headsets em 2023, indica TrendForce

Conceito de headset da Apple

Talvez uma das maiores novidades que podem ser anunciadas na WWDC23 é o bastante especulado headset de realidade virtual/aumentada da Apple, supostamente em desenvolvimento há alguns anos. Após diversos rumores e estimativas, temos uma nova projeção que pode ser importante para ajustar as expectativas em relação aos resultados e à recepção do possível novo produto.

Publicidade

Em uma análise sobre o mercado de headsets de VR/AR em 2023, a firma de consultoria TrendForce afirmou que o segmento deverá observar um declínio nas vendas neste ano. Entre as razões para isso, estão os altos preços dos produtos, o que deverá motivar as fabricantes desses dispositivos a apostar em novas estratégias de vendas e no desenvolvimento de opções mais acessíveis.

Com relação à Apple, as projeções afirmam que o headset a ser lançado pela empresa deverá ser direcionado primariamente a desenvolvedores, o que significará especificações mais parrudas e, ao mesmo tempo, um aumento nos custos dessa categoria de dispositivos. Unindo essas questões a problemas com a produção, o novo aparelho deverá ficar predominantemente em pré-venda neste ano.

Assim, para a TrendForce, apenas 100 mil unidades do dispositivo deverão ser vendidas neste ano, com uma produção total estimada em 300 mil headsets. Vale lembrar que o produto deverá chegar por um valor não muito acessível (de US$3-5 mil), justamente por ainda ser a primeira geração de um dispositivo que teve um alto de custo de desenvolvimento e tem um elevado custo de produção.

Publicidade

Do ano passado para cá, essas estimativas de venda do headset vêm diminuindo, já tendo passado de 1 milhão, como lembrou o MacRumors, depois caindo para 900 mil (do analista Ming-Chi Kuo) e mais recentemente para 500 mil, por parte do jornalista Mark Gurman (da Bloomberg). Pode-se depreender que o novo produto, caso realmente seja lançado, não seja um grande sucesso de vendas — pelo menos em um primeiro momento.

A projeção da TrendForce dá conta, ainda, de que o mercado de VR/AR deverá encontrar limitações entre 2023 e 2025 devido a questões como a baixa margem de lucratividade, desestimulando fabricantes a investirem na área. Apenas após 2025 poderá ser possível observar um crescimento anual de 40% nesse segmento.

Vamos aguardar!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Será possível abrir carros da Mercedes-Benz com iPhones e Apple Watches

Próx. Post

Promoções na App Store: Cubesc: Dream of Mira, Química Tabela Periódica 2023, Mapping Tonal Harmony Pro e mais!

Posts Relacionados