O Zoom, aplicativo para videoconferências que foi muito impulsionado pelo isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19, acaba de ganhar uma novidade muito bem-vinda em termos de acessibilidade: legendas em tempo real para todos os usuários.
O recurso, que usa inteligência artificial para gerar legendas automáticas durante as chamadas, estava disponível apenas para usuários pagos da plataforma; agora, ele acaba de ser disponibilizado para quem não é assinante de nenhum plano pago do serviço.

A princípio, as legendas automáticas suportam apenas o inglês, mas o Zoom já anunciou que pretende expandir a funcionalidade para outros idiomas no futuro.
Concorrente direto do Google Meet, o Zoom vinha enfrentando críticas pela falta de acessibilidade no serviço. A própria empresa, na publicação em que anunciou a chegada das legendas automáticas para usuários gratuitos, destacou a importância de recursos que possibilitem que “todos possam se conectar”.
Sem as ferramentas de acessibilidade adequadas, as pessoas com deficiência enfrentam enormes barreiras ao usar soluções de comunicação por vídeo.
Nos últimos meses, vários recursos nesse sentido foram implementados gradualmente, como acessibilidade do teclado, suporte ao leitor de tela e transcrição do correio de voz.
via Engadget