Não há dúvidas de que os chips M1 Pro e M1 Max são realmente estupendos — como visto em vários testes já realizados.
Recentemente, o desenvolvedor Andy Somerfield (dos apps Affinity) usou sua própria ferramenta para calcular o desempenho do chip M1 Max em tarefas voltadas para os seus softwares de edição — e os resultados superaram os de opções topo-de-linha.
Nesse sentido, a GPU1Graphics processing unit, ou a unidade de processamento gráfico. mais rápida que a equipe da desenvolvedora Serif já havia testado em sua ferramenta de benchmark foi a AMD Radeon Pro W6900X, a qual a Apple vende por R$75 mil (US$6 mil) como um módulo MPX para o Mac Pro.
The #M1Max is the fastest GPU we have ever measured in the @affinitybyserif Photo benchmark. It outperforms the W6900X – a $6000, 300W desktop part – because it has immense compute performance, immense on-chip bandwidth and immediate transfer of data on and off the GPU (UMA). pic.twitter.com/iPg3L56y2u
— Andy Somerfield (@andysomerfield) October 25, 2021
Especificamente, a Radeon Pro W6900X tem 32GB de memória GDDR6 a qual oferece até 512GB/s de largura de banda de memória. Mesmo assim, ela foi superada pela GPU do M1 Max com 32 núcleos e 400GB/s de memória de largura de banda unificada.
Os resultados desse teste geram uma pontuação de benchmark de cerca de 30.000 para a GPU do M1 Max com 32 núcleos, obliterando absolutamente qualquer outra pontuação de GPU que já medimos.
—Ashley Hewson, diretora-gerente da Serif
Somerfield explicou, porém, que isso não significa que o M1 Max terá um desempenho melhor em *todas* as tarefas, mas definitivamente mostra como os chips da Apple são capazes — e também que eles podem ser melhores para edição de imagem do que uma GPU dedicada de ponta.
Atualização dos apps Affinity
Para aproveitar todo o poder de fogo dos processadores dos novos MacBooks Pro, a Serif lançou updates para sua linha de apps de edição (Affinity Photo, Designer e Publisher) cujas novidades incluem suporte oficial para o macOS Monterey e otimizações para fornecer renderização suave a 120 quadros por segundo nas novas máquinas.
via 9to5Mac
Notas de rodapé
- 1Graphics processing unit, ou a unidade de processamento gráfico.