O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Novo MacBook Air rodando o FaceTime

Algumas teclas de função não estão funcionando em MacBooks Air M1

O problema impossibilita ativar o Spotlight, o Ditado e o Não Perturbe por meio das teclas F4, F5 e F6

O MacBook Air com chip M1 chegou ao mercado no fim de 2020 e se mostrou perfeito para a maioria dos usuários que necessita de um notebook leve, portátil e superpoderoso. Porém, isso não significa que ele seja isento de falhas.

Publicidade

Conforme relatado pelo nosso leitor Raphael Cazare, as teclas de função F4, F5 e F6 do MacBook Air deixam de acionar as suas respectivas funções (Spotlight, Ditado e Não Perturbe) ao ativar a opção abaixo, encontrada nas Preferências do Sistema:

opção teclas de função MacBook Air

A opção, em particular, faz com que as teclas de função do Mac ajam realmente como… teclas de função, e não acionem seus atalhos específicos — a menos que você aperte a tecla fn (representada por um globo) junto à tecla desejada.

Isso funciona perfeitamente com quase todas as teclas da fileira, incluindo as de abaixar e aumentar o brilho da tela (fn F1 ou F2), para ativar o Mission Control (fn F3), as teclas de reprodução (fn F7, F8 ou F9) e as teclas de volume (fn F10, F11 e F12).

Publicidade

O mesmo, porém, não acontece com as teclas F4, F5 e F6 já que, quando ativada a opção acima, mesmo com a fn pressionada, as três não acionam as suas funções respectivas. Ou seja, fica impossível ativar o Spotlight, o Ditado e o Não Perturbe por elas.

Vale notar que o problema parece ocorrer somente no MacBook Air com chip M1, provavelmente porque foi nele no qual a Maçã alterou os atalhos dessas teclas pela primeira vez. Não se sabe, ainda, se o mesmo problema está ocorrendo nos novos MacBooks Pro.

O problema também não parece ser isolado, pois segundo o Raphael, o próprio suporte da Apple lhe disse que já havia sido relatado por outros usuários; para confirmar, tal problema acontece também no meu Mac e no de outros membros da equipe do MacMagazine.

Publicidade

O caso foi encaminhado par a área de engenharia, e a equipe de suporte disse ao Raphael que o erro seria corrigido em uma atualização futura. Contudo, mesmo após a atualização para o macOS Monterey 12 (por enquanto na 12.0.1), o problema continua se manifestando — ele foi descoberto no macOS Big Sur.

Até o momento, não há uma solução. Só nos resta, mesmo, esperar…


MacBook Air (miniatura)
MacBook Air de Apple Preço à vista: a partir de R$11.699,10
Preço parcelado: em até 12x de R$1.083,25
Características: chip M1
Cores: cinza espacial, dourado ou prateado
Lançamento: 2020

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão de vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Safari com as abas separadas

Com visual antigo, Safari 15.1 é liberado para macOS Big Sur e Catalina

Próximo Artigo
Jogos da Carona na Vassoura

Promoções na App Store: Jogos da Carona na Vassoura, Drone Trails, iBug e mais!

Posts Relacionados