Como o MacMagazine noticiou em setembro, a Apple passou a permitir avaliações de aplicativos nativos na App Store. Essa possibilidade, no entanto, era limitada a apps que podem ser apagados do sistema, sendo uma opção prática para eles serem encontrados na loja oficial da Maçã para iPhones e iPads.
Porém, aplicativos que não podem ser removidos do iOS/iPadOS nativamente ficaram de fora da lista, o que é ruim pois eles são amplamente usados no sistema operacional móvel da empresa. Bom, isso mudou: a Apple passou a permitir a avaliação de mais alguns dos seus aplicativos na App Store.
Com a mudança, mais 11 aplicativos agora podem receber notas e feedbacks dos usuários, sendo alguns deles mais usados rotineiramente, como Fotos, Câmera, Relógio, Mensagens, Saúde, Safari, Batimentos (watchOS), Exercício (watchOS), Relógio (watchOS) e Buscar Dispositivos (watchOS) — vai entender o motivo de a Apple não ter traduzido esses apps na Prévia da App Store…
Como as avaliações dos aplicativos na App Store variam de país para país, ainda não existem feedbacks suficientes na versão brasileira da loja para que uma nota seja exibida na página deles. Nos Estados Unidos, no entanto, mesmo com poucas avaliações, já é possível visualizá-las — o Mensagens, por exemplo, conta com nota 4,7 por lá.
Resta saber, no entanto, se a decisão da Apple de permitir avaliações para praticamente todos os seus aplicativos oficiais resultará na melhoria da qualidade dos apps ou se foi apenas uma tentativa da Maçã de escapar de acusações de concorrência desleal envolvendo a sua loja — afinal, somente os aplicativos da própria empresa não podiam ser avaliados antes dessa mudança.