O melhor pedaço da Maçã.

Apple inicia testes do iOS 15.2, do iPadOS 15.2 e do watchOS 8.3 [atualizado 4x: tvOS 15.2]

Betas do iOS 15, do iPadOS 15, do macOS Monterey, do watchOS 8 e do tvOS 15

Na última segunda-feira, a Apple finalmente lançou oficialmente o macOS Monterey e liberou, também, o iOS 15.1, o iPadOS 15.1, o watchOS 8.1 e o tvOS 15.1.

Publicidade

Hoje, ela já está iniciando os testes do iOS 15.2 (compilação 19C5026i), do iPadOS 15.2 (idem) e do watchOS 8.3 (19S5026e — sim, parecem ter pulado o 8.2?). Além disso, temos também o Xcode 13.2 beta (13C5066c).

Por ora, não sabemos se há novidades visíveis nessas novas versões, mas falando especificamente no iPadOS e no macOS, há grande expectativa para essas atualizações trazerem o Controle Universal.

Qualquer novidade relevante, como sempre, avisaremos vocês aqui no site. Muito em breve, também, essas novas compilações deverão ser liberadas para membros do Apple Beta Software Program.

Publicidade

Vamos que vamos! 😉

Atualização27/10/2021 às 16:14

A grande novidade do iOS 15.2, por enquanto, parece ser a chegada do Relatório de Privacidade de Apps (App Privacy Report) — que a Apple havia anunciado entre as novidades do iOS 15, na WWDC21.

Publicidade

Nessa nova área de Privacidade do sistema, poderemos ver detalhes do que cada app está acessando em termos de dados e sensores, bem como de toda a atividade de rede do aparelho.

A novidade será certamente um bom complemento à polêmica Transparência de Rastreamento de Apps, que chegou há alguns meses com o iOS 14.5.

Outra novidade está nas chamadas automáticas em caso de emergência. Agora, temos opções separadas para ativá-las segurando o botão lateral do iPhone junto a um de volume por alguns segundos ou apertando o botão lateral múltiplas vezes consecutivas.

Imagem: MacRumors

Em ambos os métodos, o iOS faz um contador de oito segundos antes de efetuar, de fato, a ligação de emergência.

Atualização II, por Eduardo Marques27/10/2021 às 17:40

A Apple liberou agora a versão beta do tvOS 15.2 (compilação 19K5025g) para desenvolvedores.

Atualização III, por Bruno Santana27/10/2021 às 18:47

Mais uma novidade da primeira versão beta do iOS/iPadOS 15.2: ela deverá ser a primeira a trazer um dos recursos contra abuso infantil anunciados pela Apple há alguns meses. Refiro-me especificamente às ferramentas de Segurança na Comunicação (Communications Safety) do iMessage. As informações são do MacRumors.

Recursos de segurança na comunicação do iMessage

Para quem não acompanhou o caso, a iniciativa antiabuso infantil da Apple — conforme anunciada originalmente — tinha três pilares: as ferramentas de Segurança na Comunicação no iMessage (que estão começando a ser efetivadas), novas dicas de proteção na Siri/no Spotlight e, claro, o escaneamento de imagens do iCloud. Esse último pilar foi o que causou extrema controvérsia entre os defensores da privacidade digital, e acabou sendo adiado pela Apple.

Quanto ao recurso de Segurança na Comunicação, ele funciona com usuários menores de idade que utilizem o iMessage como parte de uma conta do Compartilhamento Familiar do iCloud. O recurso consegue identificar fotos impróprias enviadas ou recebidas pelos usuários e, para crianças abaixo de 13 anos, os pais poderão receber uma notificação caso o pequeno usuário visualize o conteúdo inapropriado.

A ferramenta também poderá identificar, por meio de inteligência artificial processada localmente, mensagens inapropriadas enviadas pelas ou às crianças, e alertar sobre essas mensagens. Todos os recursos, claro, serão opcionais e deverão ser ativados pelos pais das crianças.

De acordo com o MacRumors, ainda não há como saber se o recurso estará de fato ativo no iOS 15.2 ou se apenas os arquivos relacionados a ele estão sendo incluídos no sistema — por ora, o código já está por lá, mas não há como saber se o sistema em si já está ativo.

Atualização IV, por diogo ammoN27/10/2021 às 20:45

Pelo visto, o iOS 15.2 conta com mais algumas cartas na manga. Conforme avistado pelo 9to5Mac, o Resumo Agendado receberá um design repensado na nova versão do sistema.

Eis uma comparação do design atual (no iOS 15.1) com o novo:

Como dá para ver, o novo visual apresenta umas espécies de balões em vez da lista de mensagens existente atualmente. Resta saber, portanto, se a Apple manterá essa nova aparência até o lançamento da versão final do sistema ou se ela retornará ao tradicional.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ministério da Justiça notifica Apple e Samsung por carregadores [atualizado 2x]

Próx. Post

Confirmado: Apple Music ganha aplicativo oficial para PS5 [atualizado]

Posts Relacionados