O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Bradesco Cartões burla regra da App Store com pedido de rastreamento

Limitar as funções do aplicativo com a negativa do rastreamento é proibido, segundo a Apple

Desde que a Apple introduziu as novas (e drásticas) regras de privacidade no seu ecossistema, como a Transparência do Rastreamento de Apps, já vimos vários casos de aplicativos tentando burlar as limitações ou direcionar os usuários a aceitar o rastreamento com avisos alarmistas e/ou enganosos. Pois agora, já temos um exemplo do tipo — e não é um exemplo qualquer: este vem de um dos maiores bancos do Brasil.

Publicidade

Como notou o Manual do Usuário, o aplicativo Bradesco Cartões passou recentemente a exibir um aviso, na inicialização do app, alertando os usuários sobre o envio de mensagens de notificação. De acordo com o alerta, as notificações só podem ser enviadas caso o usuário aceite o rastreamento do aplicativo — a janela oferece, ainda, um botão para que o usuário vá diretamente aos Ajustes e altere a opção de rastreamento.

Aplicativo Bradesco Cartões burlando regras de rastreamento da App Store

Fica pior: ao negar o rastreamento, o aplicativo restringe severamente suas próprias funções — o usuário fica limitado a visualizar seu extrato apenas uma vez por mês e não pode conferir suas transações recentes, por exemplo. As informações foram confirmadas pelo Vinícius Porto e pelo Eduardo Marques, do MacMagazine.

Como vocês provavelmente devem imaginar, essa prática é proibida pela Apple. Nas diretrizes da App Store (seção 3.2.2), a empresa diz explicitamente que os aplicativos não podem exigir que usuários — entre outras coisas — permitam o rastreamento para desbloquear recursos ou funcionalidades específicas, nem oferecer benefícios para que o monitoramento seja liberado.

Publicidade

Em contato com o Manual do Usuário, o Bradesco justificou a exigência do rastreamento como uma medida de segurança antifraude e notou que o app Bradesco Cartões passou por todas as etapas de verificação e aprovação da equipe da App Store. A nota completa enviada pelo banco pode ser lida abaixo:

Para a segurança dos clientes Bradesco, usuários do aplicativo de cartões, são utilizadas algumas informações do aparelho no processo de onboarding para evitar invasões e cadastros fraudulentos. Por motivos de segurança, não são divulgados os campos que são utilizados para não expor informações que fazem parte dos motores antifraude do Banco. A palavra “rastreamento” é utilizada no sentido de executar testes com objetivo de garantir a segurança do usuário e não o ato de rastrear sua mobilidade.

Sobre a menção ao regulamento da loja, vale ressaltar que todas as versões dos aplicativos Bradesco são submetidos a etapas de testes e qualidade, além do processo rigoroso de aprovação das lojas. Importante reforçar que o Bradesco tem claro em seu propósito a geração de valor para seus clientes, através de melhorias contínuas em seus produtos e serviços, partindo da centralidade do cliente.

A Apple, por sua vez, não se pronunciou sobre o assunto. Vamos ver se agora, com a repercussão do caso, o pessoal lá em Cupertino se liga em relação a isso…


Ícone do app Bradesco Cartões
Bradesco Cartões de Banco Bradesco SA
Compatível com iPhones
Versão 2.58.0 (22.8 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Amazon Fire TV Omni Series

TVs da Amazon terão suporte a AirPlay 2 e HomeKit

Próximo Artigo
Spotify

Spotify ultrapassa Apple em ouvintes de podcasts nos EUA

Posts Relacionados