O melhor pedaço da Maçã.

O que é e como usar o modo Cinema nos iPhones 13

Além disso, confira como editar os vídeos nesse formato após a captura
Modo Cinema do iPhone 13

De uns anos para cá, sempre que a Apple lança uma nova geração de iPhones, ela aproveita também para anunciar alguma novidade relacionada às câmeras desses dispositivos.

Publicidade

Não reparou? Bem, é só olhar com atenção a linha do tempo de lançamentos da Maçã — a partir do ponto que ela passou a trabalhar com câmeras duplas em seus smartphones —, veja só:

Para os iPhones 13 Pro e 13 Pro Max, vimos a chegada de funções igualmente muito interessantes e poderosas: o suporte à captura de vídeos no formato ProRes e o modo Cinema — esse também disponível nos modelos 13 e 13 mini, inclusive!

Mas o que seria exatamente esse modo e como ele funciona? É o que explicaremos nos próximos parágrafos! 😄

O que é o modo Cinema?

Se você costuma ver filmes com uma certa frequência, já deve ter notado que, em algumas cenas, o personagem que o diretor quer destacar é focado, deixando-o em primeiro plano, enquanto que as outras pessoas/objetos presentes no quadro (que o diretor não deseja ressaltar) são desfocados.

YouTube video

Esse vídeo acima, divulgado pela Apple durante a keynote, ajuda a entender melhor o funcionamento do recurso na prática. Além de reconhecer pessoas, ele também pode ser aplicado em animais e objetos.

Publicidade

Segundo a empresa, isso foi possível graças a um conjunto de tecnologias, como o poder computacional do chip A15 Bionic, do Neural Engine treinado para decidir o que deve ou não estar em foco e com base em estudos dessa técnica, chamada rack focus.

Publicidade

Por trás das câmeras, esses recursos possibilitam que o smartphone filme cada quadro em Dolby Vision em tempo real. O mais impressionante de tudo isso é que, no caso do iPhone, você pode editar o vídeo posteriormente, de forma a mudar o foco desejado, como veremos mais à frente.

Como capturar vídeos no modo Cinema

Para capturar vídeos nesse novo recurso, a Apple implementou mais uma opção no app nativo de câmera, junto às já conhecidas Foto, Vídeo, Câmera Lenta, Time-Lapse, Retrato e Panorama.

Para isso, abra ele e deslize o dedo da esquerda para a direita até que o modo Cinema (ou “Cinematográfico”) esteja selecionado — tanto na câmera traseira quanto na frontal.

Publicidade

Em seguida, toque no botão de captura para começar a gravação. O iPhone automaticamente focará num objeto, mesmo que ele esteja em movimento, com as transições ocorrendo em tempo real e de uma forma suave.

Se quiser mudar o foco durante a gravação, toque em um objeto no visor do iPhone; já se quiser ativar o rastreamento automático, toque duas vezes sobre ele; para fixar o foco a uma distância específica, mantenha o dedo encostado em cima da visualização da pessoa/animal/objeto.

Durante a captura, toque na seta localizada na parte superior do dispositivo (quando ele estiver na vertical) para visualizar outras opções do recurso, como ajustar o controle de profundidade, alternar entre as câmeras, mudar a exposição do vídeo e até usar o flash, caso seja necessário.

Como editar vídeos no modo Cinema

Conforme citamos no início do artigo, a grande sacada da Apple nesse recurso foi permitir a edição posterior do ponto de foco e até a profundidade de campo. Ainda que não seja possível capturar em aparelhos que não da família iPhone 13, tal recurso pode ser editado nos seguintes dispositivos:

  • iPhones XS, XS Max e XR ou posteriores
  • iPad mini (5ª geração ou posterior)
  • iPad Air (3ª geração ou posterior)
  • iPad Pro de 11 polegadas
  • iPad Pro de 12,9 polegadas (3ª geração ou posterior)
  • Macs com o macOS Monterey ou posterior (com o Final Cut Pro, iMovie ou Motion instalados e atualizados para as suas últimas versões)

Além disso, é claro, você pode editar a gravação no próprio iPhone usado para a captura. Para editar a profundidade de campo de um vídeo, abra o app Fotos e toque em “Editar”.

Em seguida, toque no botão do controle de profundidade (representado por um “ƒ/”) e arraste o controle deslizante para fazer o ajuste. Esses ajustes, vale lembrar, são aplicados para todo o vídeo.

Caso queira editar o ponto de foco do vídeo, ou seja, a pessoa/objeto/animal que estará em primeiro plano, abra o vídeo desejado e toque em “Editar”. Em seguida, uma linha do tempo do vídeo aparecerá na parte inferior. Abaixo dela, os pontinhos amarelos destacam os momentos da gravação nos quais a mudança do ponto de foco foi feita.

Basta arrastar, então, o botão indicador da linha do tempo para passar pelo vídeo. Conforme for fazendo isso, o ponto de foco será indicado por um quadrado amarelo sobre o objeto, sendo que os outros serão indicados por um quadrado branco.

Para alterar o foco, toque no quadrado branco desejado ao redor do objeto. Também é possível tocar duas vezes sobre ele para ativar o rastreamento automático ou manter o dedo pressionado sobre o objeto para fixar o foco a uma distância específica.

Caso queira alternar entre o rastreamento automático de foco e os pontos de foco escolhidos de forma manual, toque no botão de foco, localizado na parte superior, ao lado do “ƒ/”, usado para mudar o controle de profundidade.

Já se quiser apagar uma transição de ponto de foco, mantenha pressionado o dedo sobre o ponto amarelo até o botão de apagar (representado por uma lixeira) aparecer e toque nele. Depois que estiver satisfeito com os ajustes, toque em “OK”.


Não sei vocês, mas eu não canso de me impressionar com as tecnologias nas câmeras dos iPhones! 📸

iPhones 13 Pro e 13 Pro Max
Comprar iPhone 13 de Apple Preço à vista: a partir de R$4.949,10
Preço parcelado: a partir de R$5.499,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, meia-noite, estelar, verde ou (PRODUCT)RED
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como criar uma Nota Rápida no Mac

Próx. Post

Craig Federighi falará sobre privacidade e segurança na Web Summit 2021, em Lisboa

Posts Relacionados