O melhor pedaço da Maçã.

Suporte do Dropbox ao Apple Silicon só deverá chegar em 2022

E as reações dos usuários não estão sendo nada positivas
Alexey Boldin / Shutterstock.com
Dropbox

Entre a cachoeira de empresas e desenvolvedores atualizando seus aplicativos para o Apple Silicon, uma ausência é notável: a do Dropbox — que, mesmo quase um ano após o anúncio do M1, ainda não tinha dado quaisquer sinais de adaptar o seu software para os chips da Apple. Agora, já temos uma expectativa… mas podemos esperar sentados.

Publicidade

De acordo com Drew Houston, fundador e CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. do Dropbox, a empresa está trabalhando em uma versão nativa do seu aplicativo para chips M1 [Pro/Max], a ser lançada ainda no primeiro semestre de 2022.

O tweet veio como resposta a uma chuva de críticas de pessoas direcionadas ao Dropbox por conta de um tópico no fórum da empresa. Na seção “compartilhe uma ideia”, um usuário do serviço pediu que a empresa considerasse adicionar suporte ao Apple Silicon nas suas ferramentas de sincronização, apenas para receber uma resposta… não muito agradável de um dos representantes do Dropbox:

Essa ideia vai precisar de um pouco mais de apoio para que nós compartilhemos sua sugestão com nossa equipe.

Em outras palavras, a sugestão do usuário precisaria ganhar um número significativo de upvotes para sequer ser considerada pelo Dropbox. As reações, é claro, foram extremamente negativas: em centenas de comentários, outros usuários de Macs classificaram a condição como “cômica” e “ridícula”, notando que se a empresa quiser continuar operando no universo do macOS, precisa suportar as tecnologias mais recentes dele — sem a necessidade de obrigar os usuários a “votar” por isso.

Publicidade

De acordo com o desenvolvedor Steve Troughton-Smith, adaptar um aplicativo de sincronização de arquivos para a arquitetura do M1 não é a tarefa mais simples do mundo — existem “problemas técnicos” e “negociações” em jogo, especialmente porque a Apple não quer mais empresas de terceiros fazendo extensões de kernel (kexts), as quais ela considera ultrapassadas e inseguras para o macOS.

Por outro lado, o fato é que alguns dos principais concorrentes do Dropbox, como o Google Drive e o Box (além, claro, do próprio iCloud), já oferecem suporte nativo ao Apple Silicon em seus aplicativos. Ou seja, é bom que a empresa cumpra o prometido, ou o risco será de ficar muito atrás dos seus concorrentes na visão dos usuários de Macs mais recentes.

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Crise de chips e estoques baixos custaram US$6 bilhões à Apple, diz Tim Cook

Próx. Post

Pano de Polimento da Apple passa por teardown da iFixit

Posts Relacionados