O melhor pedaço da Maçã.

Google inicia teste das Passkeys (Chaves-senha)

Passkeys do Google

Com a chegada do iOS 16, a Apple lançou oficialmente o recurso Chaves-senha (Passkeys), o qual promete substituir as senhas convencionais, seguindo um padrão único em toda a indústria. Ontem, o Google anunciou o começo dos seus testes com o recurso, integrando ao seu gerenciador de senhas e oferecendo a possibilidade de os desenvolvedores adotarem-no.

Publicidade

Como podemos ver abaixo, as Chaves-senha funcionam tanto na interface móvel (com a autenticação biométrica) quanto no desktop. Neste caso, ao fazer um login, é gerado um código QR que deverá ser autenticado. O interessante é que, por seguir um padrão unificado, junto à FIDO Alliance, existe interoperabilidade entre iOS, Android, macOS e Windows.

Como já visto anteriormente, a mecânica é ainda mais simples do que o autopreenchimento de senhas. Ao realizar um login, o sistema identifica a chave-senha, o usuário faz a autenticação e… pronto. A identidade é confirmada e não há a necessidade sequer da existência de uma senha a longo prazo, potencialmente reduzindo o número de golpes.

O recurso ainda está em fases de testes e chegará ao público em geral no futuro — lembrando que precisamos de um nível razoável de implementação por parte dos desenvolvedores. O Google também afirmou que a próxima meta é levar a novidade aos apps nativos, estimulando usuários a migrar da senha para a funcionalidade.

Publicidade

Que chegue para cada vez mais serviços e sistemas!

via iDownloadBlog

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Justiça de SP multa Apple em R$100 milhões e exige iPhones com carregador

Próx. Post

Promoções na App Store: AirDisk Pro, FlapThatBat, Image Cleaner e mais!

Posts Relacionados