O melhor pedaço da Maçã.

Usuários relatam vazamentos de memória no macOS Monterey

Em alguns casos, o sistema relata que determinados apps estão consumindo até 80GB(!) da memória da máquina

Na última semana, falamos aqui sobre um problema apresentando pelo recém-lançado macOS Monterey — ou, mais precisamente, sobre a sua compatibilidade com hubs e docks USB-C. Bom, aparentemente a falha não é a única apresentada pelo novo sistema: vários usuários passaram a relatar, também, casos de vazamento de memória (memory leak) em diversos aplicativos.

Publicidade

As reclamações estão se multiplicando nos fóruns de suporte da Apple, no Reddit, nos fóruns do MacRumors e no Twitter [1, 2, 3, 4, 5]. Todas giram em torno do mesmo problema: um aplicativo ou elemento do sistema consumindo muito mais memória do que deveria — em alguns casos, consumindo toda a RAM1Random access memory, ou memória de acesso aleatório. da máquina e obrigando o macOS a exigir o fechamento de aplicações para continuar funcionando a contento.

Problema de vazamento de memória no macOS Monterey
Imagem: @y80481629

Não parece haver um aplicativo ou elemento específico causando o problema, já que há menções de vazamento de memória em apps nativos, como o Pages ou o Mail, ou de terceiros, como o Firefox — além de recursos do próprio macOS, como a Central de Controle. Em alguns casos, o consumo de memória dos apps chega a até 80GB(!), abocanhando muito mais do que a máquina de fato tem.

Em alguns desses casos, o alerta pode ser dispensado e o usuário pode continuar usando o computador normalmente. Em outros, entretanto, o sistema fica extremamente lento até que o app problemático trave completamente e precise ser encerrado. Matando o processo que está ocupando toda a memória ajuda temporariamente, mas logo o vazamento retorna, segundo os usuários afetados.

O problema parece afetar o macOS Monterey 12.0.1 especialmente em máquinas com chips M1 [Pro/Max]. Há, entretanto, um alento: ao menos um usuário relatou que a falha foi corrigida na versão 12.1 beta do sistema. Esperemos que ela não demore a chegar, portanto.

Notas de rodapé

  • 1
    Random access memory, ou memória de acesso aleatório.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Caso Epic: de novo, Apple tenta adiar mudanças na App Store

Próx. Post

macOS Monterey 12 está inutilizando alguns Macs

Posts Relacionados