Em termos de vendas, os Macs sozinhos não são capazes de colocar a Apple no topo do mundo dos computadores pessoais. Se você incluir os iPads no bolo, entretanto, a história é outra — e, como mostraram os números mais recentes da Canalys, a Maçã continua disputando a liderança deste mercado “combinado”, por assim dizer.
Analisando as vendas totais de computadores (desktops, laptops, tablets) no terceiro trimestre de 2021, a firma chegou à conclusão de que a Apple está encostando na líder perene do segmento, a Lenovo — a diferença nos números ficou pouco acima de 1 milhão, e a Apple cresceu um pouco mais do que a concorrente (4,6% contra 4,1%) na comparação ano a ano.
HP, Dell e Samsung completam o Top 5 de um mercado que, segundo a Canalys, teve uma leve retração (de 2%) no comparativo anual. Segundo os analistas, os níveis de venda ainda estão acima dos números pré-pandemia, mas já mostram uma desaceleração da demanda por computadores e tablets motivada pelo trabalho e estudo em casa.
Analisando somente as vendas de tablets, a queda é ainda maior: as vendas no terceiro trimestre de 2021 foram 15% menores em relação ao mesmo período do ano anterior.
E quem se aproveitou dessa queda foi a Apple, que manteve as vendas de iPads basicamente estáveis na casa dos 15 milhões — e, com isso, ganhou mercado: pulou de uma fatia de 34,4% para 40,4%. Todas as suas concorrentes no Top 5, com exceção da Lenovo, tiveram quedas significativas de vendas no período.
Outras duas firmas também fizeram levantamentos parecidos, com resultados semelhantes: no caso da IDC, a Apple de fato cresceu um pouco (4,6%) na comparação ano a ano. As estatísticas da Strategy Analytics, por sua vez, foram ainda mais otimistas para a Maçã, com um crescimento de 15% em relação ao terceiro trimestre de 2020 — mais uma vez, contrastado com a queda de quase todos os concorrentes.
A desaceleração da demanda é ainda maior no mundo dos Chromebooks, que viram uma retração de 37% nas vendas na comparação ano a ano. Todas as fabricantes tiveram quedas de vendas no período, e a Lenovo continua liderando o mercado.
Segundo a Canalys, isso se deve a uma saturação de computadores no mercado educacional, no qual os Chromebooks são mais populares — e, por conta da queda, as máquinas equipadas com Chrome OS caíram para uma fatia de 9% entre todos os laptops vendidos no terceiro trimestre. No período anterior, foram 18%.

Será que teremos mudanças significativas nesses números no próximo trimestre? Aguardemos.