O melhor pedaço da Maçã.
ScreenRant
Ilustração do chip "A16 Bionic"

“A16 Bionic” poderá ser produzido em processo de 4nm

Recentemente, comentamos aqui no MacMagazine que os (supostos) planos da Apple de adotar um processo de 3 nanômetros na fabricação do futuro “A16 Bionic” poderiam estar ameaçados devido à atual escassez de chips mundial. Tal situação poderia forçar a Maçã e a TSMC — sua principal fornecedora de SoCs1System-on-a-chips, ou sistemas em um chip. — a optar por um processo de 4nm, em contraste com os 5nm do atual A15 Bionic.

Publicidade

O MacRumors, contudo, obteve acesso a uma prévia de uma matéria do DigiTimes a qual indica que as duas empresas já tomaram uma decisão, optando mesmo pelo processo de 4nm. Dessa forma, o possível “A16” — que deverá ser lançado junto ao “iPhone 14” — abandonaria o atual processo de 5nm, presente nas últimas duas gerações do chip que equipa iPhones e iPads.

Com um processo de fabricação menor, o novo chip seria capaz não só de entregar uma performance superior mas, também, de consumir menos energia — aumentando, consequentemente, a autonomia da bateria. Dessa forma, devemos ver ganhos mais significativos do que os vistos com o A15, introduzido com os iPhones 13.

É importante ressaltar, porém, que enquanto o DigiTimes fala de um processo de 4nm, a própria TSMC se refere a um processo chamado de “N4P” — o qual, apesar de indicar proximidade com a fabricação de chips de 4nm, estaria relacionado, na verdade, a um “terceiro grande aprimoramento da família de 5nm”.

Publicidade

O “A16 Bionic” é uma das muitas novidades aguardadas para os iPhones de 2022 — os quais, segundos rumores, poderão contar com um dos maiores redesigns de todos, tendo como inspiração o clássico iPhone 4. A substituição do notch por uma tela hole-punch e a implementação do ProMotion em toda a linha também são novidades esperadas.

iPhones 13 Pro e 13 Pro Max
Comprar iPhone 13 de Apple Preço à vista: a partir de R$4.949,10
Preço parcelado: a partir de R$5.499,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, meia-noite, estelar, verde ou (PRODUCT)RED
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    System-on-a-chips, ou sistemas em um chip.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

RØDE AI-Micro transforma seu iPhone num estúdio de gravação

Próx. Post

“Hooked”, primeiro podcast independente da Apple, estreia hoje

Posts Relacionados