O melhor pedaço da Maçã.

App Notability volta atrás sobre assinatura de usuários pagos [atualizado]

Ícone do Notability

No começo desta semana, informamos que o app tomador de notas para Macs, o Notability, havia chegado à versão 11.0 com um novo modelo de assinatura — o download do app agora é grátis, mas seus principais recursos exigem uma assinatura.

Publicidade

Em meio à mudança, antigos usuários pagos do aplicativo se sentiram lesados pelo fato de poderem usar os recursos pagos por apenas um ano — após esse período, eles teriam que realizar uma nova assinatura ou fazer um downgrade para a versão gratuita.

Como dá para imaginar, esses consumidores não pouparam nas reclamações, com alguns apontando que isso infringe uma das diretrizes da App Store, a qual diz:

Se você estiver alterando seu aplicativo existente para um modelo de negócios baseado em assinatura, você não deve retirar a funcionalidade primária pela qual os usuários existentes já pagaram. Por exemplo, permita que os clientes que já compraram um “jogo completo desbloqueado” continuem a acessar o jogo completo depois de apresentar um modelo de assinatura para novos clientes.

As reclamações não passaram despercebidas, tanto que a empresa divulgou uma nota sobre a questão, afirmando que usuários os quais já haviam comprado o app terão acesso vitalício aos recursos premium, sem a necessidade de pagar por uma assinatura.

Publicidade

Ontem, fizemos um grande anúncio sobre nossa transição para um aplicativo gratuito com assinatura opcional. Ouvimos a decepção de nossos clientes existentes e queremos corrigir nosso método.

Hoje, estamos fazendo algumas alterações (em breve na versão 11.0.2 do Notability). Todos que compraram o Notability antes da nossa mudança para assinatura em 1º de novembro de 2021 terão acesso vitalício a todos os recursos existentes e a qualquer conteúdo adquirido anteriormente no aplicativo.

Isso inclui a experiência básica do Notability que os usuários conhecem e adoram, incluindo edição ilimitada, sincronização do iCloud e quaisquer recursos ou conteúdo que foram adquiridos anteriormente na loja do Notability.

Não se sabe se a mudança foi feita somente pela resposta dos consumidores ou se a Apple advertiu a empresa sobre o novo modelo de assinatura. Não obstante, fato é que tudo parece ter sido resolvido, felizmente.

Atualização, por Rafael Fischmann05/11/2021 às 07:50

Como prometido pelo Ginger Labs, ontem mesmo o Notability foi atualizado para a versão 11.0.2 na App Store e dá, de volta, acesso total a quem comprou o app antes da sua mudança para o modelo de assinatura em 1º de novembro.


Ícone do app Notability: Notes, PDF
Notability: Notes, PDF de Ginger Labs
Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 14.7.8 (349 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

dica do Diego Roque

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacBooks e iPads com telas OLED poderão atrasar

Próx. Post

Telegram ganha hipervelocidade ao rolar, pedidos de entrada em grupos/canais e mais

Posts Relacionados