O melhor pedaço da Maçã.

Mozilla não nega um browser para iOS, mas afirma que ele não seria o Firefox

Firefox no iPhone

Ela já havia dito isso no final de setembro, mas o assunto voltou à tona ontem, numa discussão via Quora. Lá, Matt Brubeck, desenvolvedor do time mobile do Firefox na Mozilla, mais uma vez confirmou que a fundação não tem planos de lançá-lo no iOS.

Publicidade

Firefox no iPhone

O motivo principal é um termo do iOS SDK que impede que desenvolvedores utilizem compiladores e interpretadores próprios em seus apps, algo fundamental no caso do Firefox:

3.3.2 An Application may not download or install executable code. Interpreted code may only be used in an Application if all scripts, code and interpreters are packaged in the Application and not downloaded. The only exception to the foregoing is scripts and code downloaded and run by Apple’s built-in WebKit framework.

Uma das obrigatoriedades que a Mozilla teria que ceder para viabilizar um Firefox Mobile para iOS seria abandonar o seu engine Gecko em prol do WebKit, que é utilizado não só pelo Safari, como também por concorrentes como Opera Mini e Skyfire — disponíveis sem problemas na App Store.

Publicidade

Ao que tudo indica o máximo que teremos do Firefox na App Store é o seu app Home, que sincroniza dados do desktop com iGadgets. Mas o interessante é que a Mozilla não descarta completamente a possibilidade de um outro browser para iOS, que não tivesse nada a ver com o Firefox. Esta parte foi inclusive removida da resposta original de Brubeck, mas pode ser lida aqui.

O fato é que a Mozilla não tem incentivo ou grandes vantagens de investir num projeto desses, então se um dia sair algo, ele será fruto de um trabalho informal e descompromissado de desenvolvedores da fundação (à la projetos 20% do Google). Quem sabe, né…?

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple e desenvolvedores de apps são processados por violar a privacidade de usuários

Próx. Post

Frigobar com canhão de latinhas controlado por iPhone é o sonho de todo sedentário aspirante a ninja

Posts Relacionados