Com o crescimento de conteúdos por trás de assinaturas, como o Twitter Blue e o Super Follows, parece que o Instagram também está querendo experimentar esse modelo de negócio.
Dados da Sensor Tower e da Apptopia, firmas de análise que, dentre outras coisas, monitoram mudanças ocorridas na App Store, notaram um novo tipo de compras internas (In-App Purchase) no Instagram, com valores que vão de R$4,90 a R$27,90 e nos EUA, de US$0,99 a US$4,99.
De acordo com a Sensor Tower, a compra interna com o valor de R$27,90 intitulada “Instagram Subscription” foi adicionada em 1º de novembro; já a de R$4,90 foi implementada no dia 3/11.
Antes disso, as únicas compras disponíveis no aplicativo eram as várias opções chamadas “Instagram Badge” (itens virtuais que fãs podem comprar para apoiar seus criadores favoritos durante lives).
Apesar de não estar claro que tipo de assinaturas seriam essas, muito provavelmente a rede está procurando por novas maneiras de usuários encorajarem e ajudarem criadores de conteúdo os quais gostam e querem apoiar — e, de quebra, é claro, monetizar ainda mais a sua plataforma.
Um cenário viável seria a possibilidade de usuários poderem desbloquear conteúdos exclusivos de certas contas a partir dessas assinaturas. Há alguns meses, inclusive, o desenvolvedor Alessandro Paluzzi descobriu que a rede estava testando um recurso de Stories exclusivos e até a vendas de NFTs no app.
Normalmente, o Instagram testa funções como essa com pequenos grupos, então pode ser que esse seja o próximo passo da rede antes de um lançamento oficial. Por enquanto, ainda não há nada concreto. Então, o máximo que podemos fazer é esperar por mais detalhes da rede.
via TechCrunch