Poucos dias após o lançamento dos iPhones 13, foi descoberta uma limitação no que diz respeito à troca da tela dos novos aparelhos: o Face ID para de funcionar completamente quando um novo display é adicionado — até mesmo ele sendo original, proveniente de outro aparelho da mesma linha.
Depois, veio à tona o que está causando esse problema: o chip responsável pela comunicação entre a tela e a CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento. também registra e envia as informações do Face ID à Secure Enclave do aparelho nos iPhones 13, o que mantém esses dados criptografados e protegidos. Com a troca da tela, o identificador único do chip não é mais reconhecido, inutilizando o sistema de reconhecimento facial.
Dessa forma, a única maneira de fazer o Face ID funcionar com um novo display passou a ser transferir o chip em questão da tela antiga para a nova, o que requer equipamentos especializados para microssolda, manipulação de componentes extremamente frágeis e visualização microscópica do processo.
Ainda foi descoberta uma solução alternativa: a transferência do chip já soldado da tela antiga para a nova. Porém, esse método também está longe de ser prático, como é o processo para trocar a tela de qualquer iPhone anterior — o que pode ser feito até mesmo em casa, por uma pessoa um pouco mais familiarizada com o assunto. A limitação coloca em risco todo o mercado de reparo de telas de iPhones, o deixando majoritariamente nas mãos de Apple Stores e Centros de Serviço Autorizados da Maçã.
Obviamente, se passou a cogitar que o problema nada mais é que uma nova tentativa da Apple de dificultar o reparo de seus aparelhos — nos iPhones com Touch ID, por exemplo, há uma limitação semelhante. Ao que tudo indica, no entanto, a mudança no processo de comunicação interna do Face ID se deu mesmo por questões de segurança.
Isso porque, ao site The Verge, a Apple prometeu que lançará uma atualização de software em breve para devolver ao processo de troca da tela do iPhone 13 a mesma facilidade que existe com as linhas anteriores do smartphone. Assim, mesmo sem a transferência do chip da tela anterior para a nova, o Face ID continuará funcionando.
A empresa não deu um prazo para esse update e nem especificou em que versão do iOS ele estará incluído. Hoje mais cedo, vale notar, saiu a segunda versão beta do iOS 15.2.
Notas de rodapé
- 1Central processing unit, ou unidade central de processamento.