O nosso velho planetinha tem muitas necessidades, e nenhuma delas é mais uma plataforma de vídeos curtos em sequência no estilo do TikTok ou dos Reels do Instagram. Ainda assim, é exatamente algo nesse sentido que a Netflix está testando — e visando, de todos os públicos-alvo, justamente as crianças.
De acordo com a Bloomberg, a gigante do streaming já colocou no ar, em fase de testes, um recurso chamado “Kids Clips”. Quando ativado, ele exibe vários vídeos curtos de séries e filmes infantis da plataforma, com a opção de avançar ou retroceder como quiser deslizando o dedo para cima ou para baixo.
A ideia naturalmente, é apresentar ao público infantil novos conteúdos que podem ser do seu interesse — de acordo com uma screenshot divulgada pela empresa, a criança pode, no próprio recurso, apertar um botão “Yay!” (equivalente a uma curtida), adicionar aquele(a) filme/série à sua lista ou pular diretamente para assistir àquela produção.
Por ser um recurso focado em crianças, ao menos a Netflix teve o bom senso de limitar a quantidade de clipes curtos exibidos: nessa fase de testes, são no máximo 10 ou 20 vídeos exibidos antes que o recurso seja encerrado e o usuário volte à tela inicial do aplicativo. Outra diferença em relação ao TikTok é que os vídeos são exibidos na horizontal — e não na vertical, como característico dessas redes.
Por ora, os “Kids Clips” estão sendo testados no aplicativo da Netflix para iOS em territórios selecionados; entre eles, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Irlanda e países da América Latina, incluindo o Brasil — tudo já com o conteúdo devidamente dublado e localizado. Caso a novidade seja bem-recebida, é provável que vejamos sua estreia global em horário nobre muito em breve.
via TechCrunch