Já falamos algumas vezes por aqui da Withings, fabricante de acessórios francesa com foco no setor de saúde. Em 2019, por exemplo, ela apresentou um smartwatch com capacidade de realizar eletrocardiogramas (EGC) e um monitor de pressão arterial com um estetoscópio digital.
Hoje, entretanto, a empresa está se voltando novamente ao mercado de smartwatches, com o ScanWatch — seu novo modelo que, apesar de ser um relógio analógico, traz consigo um display PMOLED e alguns recursos interessantes, como uma bateria de 30 dias e monitoramento de distúrbios na sua respiração.
Mas, antes de mais nada, sim, o ScanWatch é compatível tanto com Android quanto com iOS — o que o torna, de certa forma, um competidor para o Apple Watch.
Apesar de já estar disponível na Europa há algum tempo, o relógio só chegou aos Estados Unidos recentemente, visto que a empresa precisava de autorização da FDA (Food and Drug Administration, a “Anvisa de lá”) para oferecer um relógio com ECG no país — o qual, vale notar, assim como Apple Watches, também é capaz de detectar fibrilação atrial.
Como já deu pra perceber, o ScanWatch é muito focado em saúde, então ele possui uma série de funções relacionadas, como monitoramento de frequência cardíaca, oxigenação do sangue e ECG — além dos recursos padrões em um smartwatch, como detecção e monitoramento de atividades físicas, sono, passos, altímetro, GPS, alarmes, notificações e mais.
No entanto, apesar de suas funções inteligentes, o ScanWatch ainda se parece bastante com um relógio tradicional. Atrás do seu mostrador analógico, há um display analógico PMOLED, o qual lhe dá acesso às outras métricas; a comunicação e configuração do relógio é feita a partir do aplicativo Withings Health Mate — o qual também conecta suas métricas com o app Saúde (Health).
O relógio ainda é resistente à água (até 50m), possui uma tela de safira e pulseiras intercambiáveis. Sua case é feita de aço inoxidável, e está disponível nas cores prateada e rose gold, com algumas opções de tonalidades diferentes para o mostrador (como azul, branca e preta). O modelo de 38mm está à venda por US$280; o de 42mm, por US$300.
Apesar de não contar com todas as funções de um smartwatch de verdade (a principal delas sendo uma tela multitoque), o ScanWatch ainda é uma bela alternativa para aqueles que querem/curtem o seu visual clássico e não se importam em sacrificar um pouco de usabilidade, em troca de algumas funções inteligentes em um design retrô.
via TechCrunch