O melhor pedaço da Maçã.

Mac Studio refrigerado por líquido não é tão mais rápido

Water cooler instalado em um Mac Studio

Montadores experientes de PCs estão familiarizados com os benefícios do sistema de refrigeração por líquidos (water cooler), incluindo o potencial de oferecer melhores condições térmicas do que os métodos baseados em ar — além da possibilidade de aprimorar o desempenho de processadores e reduzir o ruído da máquina. Mas será que isso funciona em um Mac Studio, por exemplo?

Publicidade

Foi exatamente isso que o canal Linus Tech Tips testou em um vídeo recente, no qual ele instalou um water cooler em um Mac Studio com o chip M1 Max.

YouTube video

A ideia do YouTuber era remover o sistema de resfriamento existente do Mac Studio, substituí-lo por uma versão baseada em resfriamento por líquido e ver como ele funcionava — além de comparar os resultados do modelo alterado com outra máquina idêntica.

Após remover o dissipador de calor e as ventoinhas (os quais ocupam metade do volume interno do gabinete), um bloco de água foi anexado à placa. Para realmente bombear a água ao redor do sistema, foram feitos vários furos na parte superior do gabinete, permitindo a passagem de cabos e tubos. Devido à falta de espaço interno, a maior parte do circuito de resfriamento a água foi colocada fora do próprio Mac Studio.

Publicidade

Uma vez finalizado o processo, os resultados da engenhoca foram mistos. Do lado positivo, o Mac Studio foi resfriado em 30ºC em relação ao modelo original. No entanto, o Mac Studio com o water cooler marcou 12.056 pontos no Cinebench R23, enquanto o modelo regular obteve 12.016 pontos. Um segundo teste resultou em uma pontuação de 12.104 pontos para o primeiro, representando uma melhoria de desempenho de 0,7% — bem dentro da margem de erro de todos os benchmarks.

Obviamente, o processo para adicionar um water cooler pode ser caro, difícil e os possíveis problemas gerados não serão cobertos pela garantia da Apple ou pelo AppleCare+. Além disso, as máquinas mais recentes da Maçã possuem sistemas de refrigeração próprios bastante avançados, tornando desnecessária a instalação de um sistema separado.

Ainda assim, alguém aí tentaria? 😜


Comprar Mac Studio de Apple Preço à vista: a partir de R$20.699,10
Preço parcelado: a partir de R$22.999,00 em até 12x
Chip: M2 Max (CPU de 12 núcleos; GPU de 30 ou 28 núcleos) ou M2 Ultra (CPU de 24 núcleos; GPU de 60 ou 76 núcleos)
Memória: 32GB, 64GB, 96GB, 128GB ou 192GB
Armazenamento: 512GB, 1TB, 2TB, 4TB ou 8TB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via iPhone in Canada

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pixelmator Pro chega à versão 3.0 com novos recursos

Próx. Post

Promoções na App Store: ShapeOminoes, Patternica, Cursor Pro e mais!

Posts Relacionados