O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Bradesco volta atrás e permite uso de app sem rastreamento

A atitude anterior do aplicativo ia contra as diretrizes da App Store

Há duas semanas, expusemos uma artimanha que o aplicativo Bradesco Cartões estava utilizando para fazer com que seus usuários ativassem a opção de rastreamento do aplicativo — algo que, além de ir contra as diretrizes da App Store, poderia, em tese, comprometer a privacidade deles.

Publicidade

Como muitos devem saber, desde a introdução do recurso de Transparência do Rastreamento de Apps, aplicativos precisam pedir permissão a usuários para rastreá-los por outros aplicativos/sites. Inclusive, já falamos por aqui de alguns apps que, apesar de saberem das regras, tentaram burlá-las. O aplicativo Bradesco Cartões era um deles.

Conforme notado pelo Manual do Usuário e também confirmado pela equipe do MacMagazine, recentemente o aplicativo havia começado a alertar usuários, ao abrirem o app, que as notificações só poderiam ser enviadas caso o usuário aceitasse o rastreamento do aplicativo.

Aplicativo Bradesco Cartões burlando regras de rastreamento da App Store

E não parou por aí: caso o usuário negasse o rastreamento, o Bradesco Cartões passava a restringir seriamente as funções presentes no app. O usuário, por exemplo, ficava limitado a visualizar seu extrato apenas uma vez por mês e até a não poder conferir suas transações recentes.

Contudo, parece que a repercussão surtiu efeito, uma vez que o aplicativo não está mais exibindo a mensagem ou impondo tais limitações a usuários.

Publicidade

Em uma declaração cedida a ambos MacMagazine e Manual do Usuário, um porta-voz do Bradesco disse:

O Bradesco prioriza a segurança dos clientes e no processo de melhoria contínua em produtos e serviços. Com base nos pontos citados e outros que fazem parte da estratégia do Banco, são realizadas alterações constantes nas jornadas digitais, sempre partindo da centralidade do cliente. Em 2021 foram promovidas uma série de implantações nos serviços digitais do Banco, incluindo novos e alterando existentes para melhorar a experiência dos clientes Bradesco, e essa foi uma das alterações promovidas mantendo a segurança do processo.

O Bradesco Cartões utilizava o pretexto de que a exigência do rastreamento era “uma medida de segurança antifraude” — algo que, de qualquer forma, ia contra as diretrizes da App Store.

Então, é bom saber que a empresa voltou atrás e corrigiu tal problema. ☺️


Ícone do app Bradesco Cartões
Bradesco Cartões de Banco Bradesco SA
Compatível com iPhones
Versão 2.58.0 (22.8 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Ilustração com o logo da App Store e da Epic Games

Juíza nega pedido da Apple para adiar mudanças da App Store

Próximo Artigo
Busca do Google em iPhone

Google escapa de ação envolvendo donos de iPhones no Reino Unido

Posts Relacionados