O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Como traduzir textos no Mac de forma nativa

Tela de configuração do macOS
megaflopp / Shutterstock.com

Desde o iOS 14, a Apple inclui por padrão no sistema dos iPhones o app Traduzir (Translate).

Publicidade

Como o próprio nome deixa bem claro, ele permite que você faça traduções para diversas línguas e use recursos como Tradução Automática, novidade que chegou junto ao iOS 15.

Pois no macOS Monterey 12, a Apple está levando o Traduzir — em partes — ao Macs. Digo isso pois não há (pelo menos ainda) um aplicativo dedicado no sistema operacional desktop.

O que a Apple fez foi incorporar a ferramenta dentro de seus apps nativos, como o Safari, o Notas ou mesmo em textos presentes em fotos (recurso Texto ao Vivo), por exemplo.

Publicidade

A seguir, confira os detalhes de como aproveitar mais esse recurso novo da última versão do sistema operacional dos Macs!

Idiomas compatíveis

Assim como no app para iPhones, a ferramenta de tradução do macOS está disponível nos seguintes idiomas:

  • Alemão
  • Árabe
  • Coreano
  • Espanhol (Espanha)
  • Francês (França)
  • Inglês (Estados Unidos e Reino Unido)
  • Italiano
  • Japonês
  • Mandarim (China continental)
  • Português (Brasil)
  • Russo

Como fazer uma tradução no Mac

Não há muito mistério, já que o recurso é bem fácil de usar por justamente estar embutido no sistema. Selecione o texto desejado e clique com o botão direito do mouse (com o botão esquerdo e com a tecla pressionada). Em seguida, selecione “Traduzir [texto selecionado]”.

Traduzir um texto no macOS

Uma janela será aberta no aplicativo que você estiver usando no momento, mostrando não só a tradução em texto, como possibilitando que você ouça a voz da Siri ditando-o. Na parte inferior, você pode inclusive copiar a tradução para usá-la em outro app.

Como baixar idiomas para traduções offline

De forma tradicional, essas traduções são feitas quando você estiver conectado à internet. Porém, é possível baixar um ou mais idiomas para que você possa realizar essas traduções mesmo quando estiver offline.

Publicidade

Veja só como é simples: abra as Preferências do Sistema e clique em “Idioma e Região”. Em seguida, selecione “Idiomas de Tradução…”, localizado na parte inferior da janela.

Traduzir um texto no macOS

Clique em “Baixar” ao lado dos idiomas que quiser usar sem internet. Se quiser removê-los posteriormente, selecione “Remover”. Ao marcar “Modo Local”, o Mac irá processar as traduções mesmo quando houver uma conexão à internet no momento.


Vamos torcer para que, em breve, a Apple leve o app Traduzir completo aos Macs! 😃

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Atalhos (Shortcuts) no macOS Monterey 12

Como adicionar atalhos na barra de menus do Mac

Próximo Artigo
Lembretes no iOS

Como organizar seus lembretes com etiquetas [iPhone, iPad e Mac]

Posts Relacionados