O melhor pedaço da Maçã.

Como traduzir textos no Mac de forma nativa

megaflopp / Shutterstock.com
Tela de configuração do macOS

Desde o iOS 14, a Apple inclui por padrão no sistema dos iPhones o app Traduzir (Translate).

Publicidade

Como o próprio nome deixa bem claro, ele permite que você faça traduções para diversas línguas e use recursos como Tradução Automática, novidade que chegou junto ao iOS 15.

Pois no macOS Monterey 12, a Apple está levando o Traduzir — em partes — ao Macs. Digo isso pois não há (pelo menos ainda) um aplicativo dedicado no sistema operacional desktop.

O que a Apple fez foi incorporar a ferramenta dentro de seus apps nativos, como o Safari, o Notas ou mesmo em textos presentes em fotos (recurso Texto ao Vivo), por exemplo.

Publicidade

A seguir, confira os detalhes de como aproveitar mais esse recurso novo da última versão do sistema operacional dos Macs!

Idiomas compatíveis

Assim como no app para iPhones, a ferramenta de tradução do macOS está disponível nos seguintes idiomas:

  • Alemão
  • Árabe
  • Coreano
  • Espanhol (Espanha)
  • Francês (França)
  • Inglês (Estados Unidos e Reino Unido)
  • Italiano
  • Japonês
  • Mandarim (China continental)
  • Português (Brasil)
  • Russo

Como fazer uma tradução no Mac

Não há muito mistério, já que o recurso é bem fácil de usar por justamente estar embutido no sistema. Selecione o texto desejado e clique com o botão direito do mouse (com o botão esquerdo e com a tecla pressionada). Em seguida, selecione “Traduzir [texto selecionado]”.

Uma janela será aberta no aplicativo que você estiver usando no momento, mostrando não só a tradução em texto, como possibilitando que você ouça a voz da Siri ditando-o. Na parte inferior, você pode inclusive copiar a tradução para usá-la em outro app.

Como baixar idiomas para traduções offline

De forma tradicional, essas traduções são feitas quando você estiver conectado à internet. Porém, é possível baixar um ou mais idiomas para que você possa realizar essas traduções mesmo quando estiver offline.

Publicidade

Veja só como é simples: abra as Preferências do Sistema e clique em “Idioma e Região”. Em seguida, selecione “Idiomas de Tradução…”, localizado na parte inferior da janela.

Clique em “Baixar” ao lado dos idiomas que quiser usar sem internet. Se quiser removê-los posteriormente, selecione “Remover”. Ao marcar “Modo Local”, o Mac irá processar as traduções mesmo quando houver uma conexão à internet no momento.


Vamos torcer para que, em breve, a Apple leve o app Traduzir completo aos Macs! 😃

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como adicionar atalhos na barra de menus do Mac

Próx. Post

Como organizar seus lembretes com etiquetas [iPhone, iPad e Mac]

Posts Relacionados