O Google liberou ontem, para todos os usuários, a versão 96 (estável) de seu navegador, o Chrome.
Com melhorias que prometem uma maior velocidade de navegação, a nova atualização chega menos de um mês após o Chrome 95, sendo o último grande update do ano.
Novo sistema de cache
A partir de agora, o Chrome conta um novo sistema de armazenamento de cache que salva sites visitados anteriormente para uma navegação mais fluída. Segundo o Google, essa mudança torna os botões voltar e avançar, presentes no canto superior esquerdo do navegador, mais rápidos e responsivos. Essa novidade, contudo, consumirá ainda mais RAM1Random access memory, ou memória de acesso aleatório. da máquina, algo que o Chrome já é conhecido por não ser exatamente eficiente.
Metadados de arquivos PNG
A nova versão do Chrome chega, também, com uma nova API2Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. para a área de transferência que mantém os metadados de imagens PNG copiadas pelo navegador. Até então, o Chrome era curiosamente o único navegador do mercado que excluía as informações de arquivos desse formato salvos em seu clipboard. Segundo a empresa, essa mudança permitirá um copiar/colar até 14x mais rápido, o que inclui manipulação de arquivos PNG grandes.
Modo escuro para sites específicos
A partir de agora, usuários da versão mobile do app do navegador poderão fazer um ajuste mais personalizado do modo escuro, o que inclui desativar ou ativar o recurso em sites específicos, adicionando exceções. Esse recurso, no entanto, ainda está em fases de testes e, para experimentá-lo, é necessário acessar o endereço chrome://flags/#darken-websites-checkbox-in-themes-setting
e reiniciar o navegador. Feito isso, uma checkbox aparecerá nas aba de configurações, que é por onde o usuário poderá realizar os ajustes.
Progressive Web Apps (PWAs)
O Chrome 96 também possui novidades que buscam dar mais suporte a aplicações web, cada vez mais comuns hoje em dia. Agora, os web apps poderão se registrar como manipuladores de URLs personalizadas, o que os tornará mais estáveis e fará com que usuários os encontrem mais facilmente durante suas buscas.
Outras novidades
Além dessas acima, o Chrome prioriza, agora, a conexão em sites utilizando o protocolo HTTPS em detrimento do HTTP (menos seguro e que está cada vez mais perto de seu fim).
Já a versão para Android do navegador conta com uma nova ferramenta de acessibilidade (o Accessibility Site Zoom), a qual permite estabelecer níveis de zoom específicos para cada site.
via How-To Geek
Notas de rodapé
- 1Random access memory, ou memória de acesso aleatório.
- 2Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.