Já estamos carecas de saber que a Apple está desenvolvendo um modem 5G próprio para integrar futuros iPhones, uma vez que até a própria empresa já confirmou essa informação. Porém, era esperado que tal componente integrasse o SoC1System-on-a-chip, ou sistema-em-um-chip. dos aparelhos (como o A15 Bionic). Mas pode ser que esse não seja o caso.
Informações do DigiTimes indicam que o modem 5G da Apple poderá integrar iPhones já em 2023 (algo também já esperado), mas em um chip separado do processador “A17”. Isso seria uma estratégia um tanto quanto diferente, uma vez que, nos últimos anos, tanto a Apple quanto outras empresas vêm tentando integrar o máximo de componentes dentro de um único chip.
De acordo com a reportagem, a TSMC (parceira de longa data da Maçã no fornecimento desses componentes) está se preparando para produzir tais modems. Além disso, um lançamento em 2023 corrobora as informações de analistas do Barclays e do respeitado Ming-Chi Kuo.
Sendo assim, 2022 poderá ser o último ano da Qualcomm sendo a única fornecedora de modems 5G para iPhones mais novos. Em 2023, a empresa espera prover apenas 20% dos modems utilizados em iPhones (provavelmente para modelos mais antigos os quais continuarão em linha), sinalizando a predominância dos chips próprios da Maçã — provavelmente produzidos pela TSMC, na linha de iPhones de 2023.
Como bem sabemos, a Apple adquiriu a divisão de modems para smartphones da Intel há mais de dois anos, e parece que daqui a outros dois estará colhendo os frutos dessa aquisição.
Será que a Maçã trará boas inovações para esse mercado?
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-13 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-13-mini]]NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via MacRumors
Notas de rodapé
- 1System-on-a-chip, ou sistema-em-um-chip.