Ter um aplicativo com avaliação média de 1,8 estrela na App Store definitivamente não é um bom cartão de visitas, especialmente quando você é a dona da loja. Mas a Apple parece ter encontrado uma forma não muito honesta de inflar as estrelinhas do seu aplicativo Podcasts — ou ao menos é o que afirma o desenvolvedor Kosta Eleftheriou.
Eleftheriou — que já apareceu por aqui diversas vezes apontando fraudes e aplicativos desonestos na App Store — apresentou no Twitter uma “metamorfose suspeita” no app da Maçã. O Podcasts era, desde sua renovação em abril passado, o app mais mal avaliado da Maçã, com uma média de 1,8 estrela. Os consumidores reclamavam do design do aplicativo, dos bugs recorrentes e da falta de recursos básicos encontrados na concorrência.
Pois em uma mera questão de dias após o lançamento do iOS 15.1, o aplicativo passou a ter uma avaliação média de 4,6 estrelas, sem que a Apple fizesse qualquer mudança no app ou corrigisse qualquer um dos seus problemas. O salto também fez, naturalmente, com que o Podcasts subisse nos resultados de busca da App Store — agora, ao buscar o termo “podcasts” na loja, o aplicativo da Maçã é o primeiro (e mais bem avaliado) resultado. Que bruxaria é essa?
Bom, o próprio Eleftheriou tem uma suspeita, e ela pode ser corroborada simplesmente lendo algumas das avaliações de 5 estrelas deixadas na página do aplicativo nos últimos dias: se você perceber, a grande maioria delas refere-se ao conteúdo de podcasts específicos oferecidos no aplicativo, e não ao app em si. De fato, a primeira avaliação exibida na página do Podcasts na App Store é intitulada “Best Podcast Ever!!!” (“Melhor Podcast da História!!!”) — ela, claro, não fala sobre o aplicativo, e sim sobre um podcast encontrado por lá.
Em comunicado ao The Verge, a Apple confirmou que, após o lançamento do iOS 15.1, passou a exibir uma mensagem aos usuários do aplicativo Podcasts pedindo que eles deixem uma avaliação. O que a empresa não disse foi em que parte do app essa mensagem é exibida — e a suspeita de Eleftheriou é que ela surja justamente quando o usuário termina de escutar um podcast específico, induzindo a pessoa ao engano de imaginar que está avaliando o podcast, e não o aplicativo.
A equipe do The Verge não conseguiu confirmar se a mensagem solicitando uma avaliação de fato aparece após o fim da reprodução de um podcast; nós do MacMagazine também não recebemos nenhuma mensagem do tipo durante o uso do app. Não sabemos, portanto, se a Apple está enviando esse pedido somente a uma parcela específica de usuários ou se a suspeita de Eleftheriou simplesmente não corresponde à realidade — caso algum de vocês tenha recebido o pedido de avaliação, não deixe de comentar logo aqui abaixo.
De qualquer forma, o salto do Podcasts é de fato suspeito. Ainda que a Apple não esteja quebrando nenhuma regra da App Store — afinal, mensagens pedindo que você avalie o app em uso são permitidas tanto para a Maçã quanto para outros desenvolvedores —, o caso ainda requer respostas mais concretas da Maçã. Vejamos se a empresa dará seguimento a isso.