O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple Watch
Framesira / Shutterstock.com

Apple Watch perde terreno e Samsung avança em smartwatches

A Maçã ainda é líder, mas sua arquirrival está encostando

A Apple já é líder do mercado de smartwatches desde basicamente a gênese do Apple Watch — e nada indica que essa liderança será efetivamente ameaçada em nenhum momento do futuro próximo. Ainda assim, convém acender um sinal amarelo em Cupertino: por uma combinação de fatores, a empresa perdeu terreno no último trimestre e viu sua arquirrival sul-coreana se aproximar em fatia de mercado.

Publicidade

De acordo com a Counterpoint Research, a participação de mercado do Apple Watch caiu 10% no terceiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior — isso num cenário no qual as vendas de smartwatches, no geral, cresceram 16% na comparação ano a ano. Com isso, a Maçã teve uma retração considerável em sua participação no segmento, caindo de 28% para 22% do mercado.

Counterpoint sobre smartwatches, terceiro trimestre de 2021

A principal razão para a queda, segundo a Counterpoint, foi o atraso do Apple Watch Series 7 — o relógio sofreu com problemas no fornecimento de peças e teve seu lançamento adiado para o início do quarto trimestre de 2021, o que fez com que o boom de vendas da nova geração não fosse computado nos dados da firma em relação ao terceiro trimestre.

Ao mesmo tempo, a Samsung conseguiu avançar com força no segmento graças à recém-lançada família Galaxy Watch4 — a primeira da fabricante a trazer o novo Wear OS, o qual combina as plataformas da Samsung (Tizen) e do Google. Por conta do sucesso dos relógios, a sul-coreana tomou da Huawei o segundo lugar no mercado de smartwatches e aproximou-se da fatia de mercado da Apple.

Counterpoint sobre smartwatches, terceiro trimestre de 2021

Na análise de plataformas, a fatia de mercado do Wear OS pulou de 4% no segundo trimestre de 2021 para 17% no período mais recente — outra demonstração da força da Samsung e da estratégia certeira da empresa de combinar sua plataforma com a do Google.

Obviamente, convém esperar agora os dados relativos ao quarto trimestre, nos quais o desempenho do Apple Watch Series 7 estará de fato refletido. Será que a Maçã conseguirá virar o jogo ao seu favor mais uma vez?


Apple Watch Series 7 (miniatura)
Apple Watch Series 7 de Apple Preço à vista: a partir de R$4.769,10
Preço parcelado: em até 12x de R$441,58
Tamanhos: 41mm ou 45mm
Materiais: alumínio, aço inoxidável ou titânio
Características: GPS ou GPS + Cellular
Cores: diversas
Lançamento: setembro de 2021

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão de vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Ícones do Messenger e do Instagram

Meta adia criptografia de ponta a ponta no Instagram e no Messenger

Próximo Artigo
Apple Rosenthaler Straße, em Berlim (Alemanha)

Apple abrirá em breve a sua segunda loja em Berlim

Posts Relacionados