O melhor pedaço da Maçã.

Meta adia criptografia de ponta a ponta no Instagram e no Messenger

Ícones do Messenger e do Instagram

A Meta (anteriormente conhecida como Facebook) anunciou que seus planos de adicionar criptografia de ponta a ponta no Messenger e no Instagram foram adiados para “algum momento de 2023”. Originalmente, a gigante havia prometido que a novidade chegaria a seus serviços ainda no ano que vem.

Publicidade

A notícia foi dada por Antigone Davis, chefe de segurança da empresa, em um comunicado ao The Telegraph. Segundo a executiva, a decisão foi tomada para que sua equipe pudesse implementar o sistema “do jeito certo” e com a ajuda de especialistas da área, visando equilibrar a privacidade e a segurança de usuários.

Estamos dando um tempo para fazer isso do jeito certo e não planejamos terminar a implementação global da criptografia de ponta a ponta por padrão em nossos serviços de mensagens até 2023. Como uma empresa que conecta bilhões de pessoas ao redor do mundo e que desenvolve tecnologia líder do setor, estamos determinados a proteger as conversas privadas das pessoas e mantê-las seguras online.

—Antigone Davis, chefe de segurança da Meta.

A implementação da criptografia de ponta a ponta no Messenger é uma promessa antiga — pelo menos desde 2016, para ser mais exato. Vale notar que as chamadas no mensageiro da rede já são criptografadas desde agosto passado.

Essa mudança, no entanto, causou preocupação de governos e outras instituições, as quais temiam que o sistema pudesse atrapalhar investigações e inviabilizar a denúncia de abusos nas redes sociais — a exemplo do Reino Unido, que criticou a medida ao declarar que isso “prejudicaria severamente os esforços das autoridades contra o abuso infantil na internet”.

Publicidade

Vale notar que o nosso conhecido WhatsApp já possui criptografia de ponta a ponta desde 2016 para todas as conversas dentro do app. O Messenger, no entanto, só habilita a criptografia caso o usuário crie uma “conversa secreta”, separada dos chats convencionais. O Instagram, por fim, chegou a testar o recurso nas suas mensagens diretas (direct messages, ou DMs) com um número limitado de usuários em determinados países.


Ícone do app Instagram
Instagram de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 326.0.0 (277.7 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Messenger
Messenger de Meta Platforms, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 453.1.0 (146.8 MB)
Requer o iOS 12.4 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via Engadget

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple é acusada de manipular avaliações do seu app Podcasts

Próx. Post

Apple Watch perde terreno e Samsung avança em smartwatches

Posts Relacionados