Lá se vai quase um ano e meio desde que a Apple lançou uma API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. para que serviços de música pudessem se integrar se forma nativa a HomePods (original e mini) — até então, apenas o Apple Music tinha essa conexão. E até hoje, a maior plataforma de streaming do mundo, o Spotify, ainda não oferece esse suporte.
Por mais que essa categoria específica de usuários — donos de HomePods que utilizam o Spotify como seu serviço de música primário — não pareça ser particularmente ampla, o fato é que eles já lotaram mais de 100 páginas(!) de reclamações nos fóruns da plataforma sueca. E a insatisfação com a demora, pelo visto, está atingindo níveis insustentáveis.
O MacRumors fez um levantamento de alguns comentários recentes nos fóruns do Spotify — atualmente, mais de 4.407 usuários do fórum já votaram para que a proposta de implementar suporte nativo da plataforma ao HomePod seja levada adiante. A sugestão é atualmente classificada como uma “ideia viva”, e o posicionamento mais recente da empresa, postado em junho último, diz que a sugestão “chegou às equipes do Spotify”, sem especificar quaisquer avanços. Desde então, silêncio.
Considerando tudo isso, ao longo das últimas semanas, usuários passaram a ser mais vocais em suas reclamações. Destacamos, abaixo, alguns comentários:
Eles [o Spotify] não ligam de fato e estão tentando provar algo na recusa de implementar o suporte. Uma teimosia patética, eu diria. Como eu mencionei anteriormente, o Deezer é uma opção melhor para qualquer pessoa que não queira optar pelo Apple Music mas quer suporte ao HomePod e reprodução lossless.
Isso é uma piada completa. Como pode eles ainda não oferecerem isso? Quantas pessoas vieram aqui, viram essa discussão e em seguida cancelaram o serviço? Por que o Spotify faz parecer que é tão difícil prestar esse suporte?
Inacreditável que isso ainda não foi implementado. Por favor, não afastem seus assinantes do iOS. Eu não quero que façamos uma troca em massa para o Apple Music, mas infelizmente teremos de fazê-lo caso essa sugestão não receba a atenção devida.
Que tipo de empresa não dá nenhum retorno ou previsão para o recurso mais pedido no seu fórum? Eu ativei o período de teste do Apple Music até dezembro e cancelarei meu plano premium familiar se nada for anunciado até lá.
Os comentários acima são apenas alguns poucos exemplos, mas o fato é que a página recebeu centenas de declarações do tipo nas últimas semanas — o que indica que, de fato, a paciência dos usuários do Spotify com HomePods em casa está se esgotando.
O Spotify, como vocês devem imaginar, não se pronunciou sobre o assunto, então é impossível saber se a inação vem de uma simples falta de interesse estratégico no recurso ou se a coisa toda está ligada à (deveras pública) briga da empresa com a Apple — como sabemos, as duas companhias estão em polos opostos na disputa contra o suposto monopólio da Maçã, e o Spotify notoriamente tem atrasado na entrega de recursos para o ecossistema da empresa. O suporte ao AirPlay 2, por exemplo, só foi confirmado há alguns meses, e até agora ainda não chegou.
Vejamos, portanto, como essa história há de se desdobrar.
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.