O melhor pedaço da Maçã.
Akif CUBUK / Shutterstock.com
Lira

Apple suspende vendas na Turquia por desvalorização da lira [atualizado]

Não há nenhuma previsão para que as vendas sejam restabelecidas

Consumidores que desejam comprar algum produto da Apple na Turquia não podem mais fazer isso pela Apple Store Online de lá — pelo menos por enquanto.

Publicidade

No momento em que o país enfrenta uma enorme crise econômica, a Maçã suspendeu temporariamente as vendas de praticamente todos os seus produtos na sua loja online local, não havendo nenhuma previsão para normalização.

Ainda é possível navegar pelos produtos e até escolher as especificações de uma potencial futura compra, mas o botão para continuar o processo de compra simplesmente não está mais ativo.

A Apple ainda não se pronunciou publicamente sobre a indisponibilidade, mas é muito provável que ela esteja relacionada diretamente ao agravamento da crise sem precedentes que a Turquia enfrenta atualmente, com a moeda oficial do país tendo caído (em relação ao dólar) 15% apenas hoje; neste ano, a queda já atingiu 40%.

Publicidade

Enfrentando uma inflação que beira os 20%, o presidente do país, Tayyip Erdogan, vem contrariando investidores e analistas, defendendo sucessivos cortes de juros no Banco Central do país.

De acordo com o MacRumors, essa decisão tem grande potencial de postergar a crise, o que deverá contribuir em peso para que a Apple Store Online permaneça suspensa por lá.

Atualização24/11/2021 às 16:00

Novas informações divulgadas pelo macReports dão conta de que as vendas em Apple Stores físicas na Turquia teriam sido (alegadamente) suspensas devido à flutuação e à superdesvalorização da moeda do país.

Publicidade

A equipe de varejo também estaria informando aos consumidores que, assim que as vendas forem retomadas, eles deverão esperar “um aumento no preço dos produtos”. Apenas clientes com agendamento de serviço estariam sendo atendidos.

Outras fontes locais alegaram, entretanto, que as lojas estão sim vendendo produtos hoje e que qualquer suspensão nas vendas se deve simplesmente ao fato de as lojas estarem sem estoque — uma situação que já estaria ocorrendo há algum tempo, segundo o MacRumors.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Macs M1: utilitário habilita redimensionamento em monitores 1440p

Próx. Post

Rússia exige que Apple e outras abram escritórios no país até 2022

Posts Relacionados