O governo russo exigiu que a Apple e mais 12 empresas de tecnologia abram representações oficiais em solo russo até o fim deste ano, sob o risco de possíveis sanções ou, até mesmo, banimento.
A medida (já esperada, vale notar) anunciada pelo Roskomnadzor (órgão responsável pela censura na mídia e nas telecomunicações no país) é vista como mais um esforço das entidades russas para promover o setor de tecnologia local.
Além da Maçã, que tem sido um alvo recorrente do país nos últimos tempos, estão na lista empresas como Google, Facebook, TikTok, Twitter e Telegram. Em julho, uma lei similar que obrigava empresas estrangeiras de redes sociais com mais 500 mil usuários a criar representações oficiais foi aprovada no país. A nova medida especifica, pela primeira vez, quais companhias serão afetadas pela determinação.
O Roskomnadzor, contudo, não apresentou detalhes sobre qual deve ser forma legal de representação dessas organizações no país, embora deixe claro que tipos de restrições serão aplicadas caso essa determinação seja desrespeitada.
Entre as possíveis sanções a serem aplicadas às empresas que desrespeitarem a nova legislação, estão restrições a publicidade, coleta de dados e transferência de dinheiro, além de banimento total dos serviços.
Ademais, as empresas estrangeiras serão obrigadas, também, a criar uma conta no site do Roskomnadzor e remover quaisquer conteúdos em seus serviços que violem a legislação do país.
via Reuters