Na semana passada, a idealizadora do movimento #AppleToo
, Cher Scarlett, anunciou que estaria deixando a Apple após firmar um acordo com a empresa. A engenheira estava envolvida nos esforços a fim de promover maior igualdade salarial, mas enfrentou represália da equipe de recursos humanos da Maçã.
Novas informações do Business Insider indicam que, logo após firmar o acordo de desligamento, advogados da Apple tentaram fazer com que Scarlett assinasse um acordo de confidencialidade (non-disclosure agreement, ou NDA), para que ela potencialmente não revelasse mais detalhes sobre o caso.
Segundo Scarlett, parte do acordo continha até o que a Apple queria que ela dissesse sobre sua partida: “Depois de 18 meses na Apple, decidi que é hora de seguir em frente e buscar outras oportunidades.”
Scarlett, obviamente, se negou a assinar o acordo.
Em minha mente, devo ser capaz de dizer o que quiser, desde que não esteja difamando a Apple.
Scarlett compartilhou o acordo de confidencialidade oferecido a ela com a Nia Impact Capital, firma de investimento ativista que busca forçar um voto dos acionistas em torno da transparência nos NDAs da empresa. A Nia, por sua vez, informou à U.S Securities and Exchange Commission (Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos) que havia “recebido informações, fornecidas de forma confidencial, de que a Apple tentou usar cláusulas de ocultação no contexto de discriminação, assédio e outras reivindicações de violação de trabalho no local de trabalho”.
Em resposta às preocupações de investidores a respeito do uso de NDAs neste tipo de demissão, a Apple disse à SEC que sua política não envolvia o uso de tais cláusulas. Scarlett, contudo, contrapôs a Maçã com uma queixa de denúncia, incluindo uma cópia do acordo oferecido pela empresa — algo que afetará, inclusive, os pagamentos restantes que ela ainda tem a receber.
Scarlett já havia aberto uma reclamação na U.S. National Labor Relations Board (NLRB) por conta das interferências da empresa em coletar dados salariais de outros funcionários — reclamação essa que deveria ter sido arquivada junto ao acordo firmado da semana passada, mas ainda não foi concretizado.
De qualquer maneira, a Apple parece estar em maus lençóis quando se trata da sua relação com funcionários. Ficaremos, portanto, ligados para demais desenvolvimentos no caso.
via AppleInsider